Ascom

O deputado Olyntho Neto (Republicanos) acompanhou, nesta quarta-feira, 7, uma comissão com representantes da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), em uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Na pauta, a busca de incentivos para o transporte aéreo em Araguaína. “Apesar de ter demanda, a cidade, Capital Econômica do Tocantins, conta, hoje, na prática, com apenas um voo por semana, isso quando ele não é cancelado de última hora”, afirmou.

De acordo com Olyntho, a Aciara defende a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação. “Atualmente, a base de cálculo do ICMS é reduzida para 5% para a companhia aérea que mantém voos regulares para o Tocantins e do estado para outra unidade da federação. No caso de manter voos regulares destinados a dois ou mais municípios tocantinenses, a redução é de 3%. Ou seja, a diferença é pequena e pouco atrativa para as empresas, que preferem manter voos diários apenas na capital”, explicou.

O presidente da Aciara, Willian Rezende, argumenta que a falta de rotas aéreas que contemplem Araguaína prejudica o desenvolvimento da cidade. “Nós estamos há cerca de 15 anos com esta carência na oferta de voos no Aeroporto de Araguaína. É um problema que se arrasta e que, agora, com a campanha “Araguaína Precisa Voar”, da Aciara, que tem o apoio de parlamentares como o deputado Olyntho, nós estamos buscando resolver. A Capital Econômica do Tocantins precisa de voos diários para pelo menos três cidades: Palmas, Brasília e Goiânia. Hoje, a oferta é apenas para a capital federal e o preço, na maioria das vezes, é absurdo”, enfatizou.

Olyntho fez um balanço positivo da reunião realizada no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Segundo o deputado, o governador Wanderlei Barbosa se mostrou sensível à causa e informou que irá trabalhar pela concretização dos incentivos pleiteados. “O governador Wanderlei Barbosa sabe da importância de tornar Araguaína um importante polo da aviação regional e nos garantiu que não irá medir esforços no sentido de oferecer os incentivos fiscais que possibilitem a expansão dos voos disponibilizados no aeroporto da cidade”, concluiu o parlamentar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins publica MP que formaliza Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa comemora liderança nacional do Tocantins no crescimento do comércio varejista em 2023