Seis procedimentos de Colangio Pancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) foram realizados no Hospital Geral de Palmas (HGP), no sábado, 4. A iniciativa faz parte de uma força tarefa, que tem o objetivo de zerar a fila dos pacientes internados na unidade hospitalar.

O médico endoscopista digestivo do HGP, Fernando Miyamoto, explica que o procedimento é minimamente invasivo. “É realizado por endoscopia, utilizado no tratamento de doenças da via biliar principal. A patologia mais frequente é o cálculo de colédoco (coledolitiase). Outras doenças que são tratadas por CPRE são as fístulas biliares, obstruções e estenoses benignas e malignas nas colangites (infecção da bile)”.

O especialista acrescentou que o CPRE é o procedimento mais indicado no tratamento dessas doenças. “É feito na hemodinâmica e não há necessidade de cortes, nem internação mínima e o paciente tem o retorno às suas atividades em poucos dias”.

A paciente Maria de Fátima da Silva Costa, de 66 anos,  já passou por uma CPRE anteriormente e precisou voltar devido à uma crise. “Espero que resolva dessa vez, com fé em Deus vou ficar livre desses cálculos que me causam muitas dores abdominais”. (Da assessoria de imprensa)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do TO vai licitar obras do aeroporto de São Félix no Jalapão; investimento será de R$ 30 milhões
Próximo artigoEquipes de fiscalização recolhem redes de pesca e pescado ilegal