Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » ATM elenca principais conquistas da entidade durante a gestão do então presidente João Emídio de Miranda
    NORTE

    ATM elenca principais conquistas da entidade durante a gestão do então presidente João Emídio de Miranda

    Por Norte do Tocantins9 de fevereiro de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    ????????????????????????????????????

    O ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda, faleceu nesta quarta-feira, 08, vítima de infarto, enquanto estava em sua propriedade rural. A ATM elenca as principais conquistas da entidade durante a gestão de João Emídio, que presidiu durante o biênio 2015/2016.

    O então prefeito de Brasilândia do Tocantins se consagrou presidente da ATM durante disputa eleitoral, quando concorreu com Leonardo Cintra, então prefeito de Almas. Emídio teve 71 votos válidos dos 108 prefeitos à época que votaram nas eleições da ATM. Após seu acesso à frente da ATM, o presidente João Emídio buscou ampliar o número de associados, saindo dos 108 para 130 municípios associados.

    De inicial, João Emídio buscou retornar a representatividade institucional em defesa dos Municípios tocantinenses, principalmente perante os governos e as instituições públicas e privadas. Durante sua gestão, foram frequentes as cobranças ao Estado para o pagamento do Transporte Escolar e os recursos de programas conveniados na área da Saúde, como a Farmácia Básica.

    À época, a gestão João Emídio conseguiu negociar de forma parcelada R$ 91,5 milhões em repasses do Transporte Escolar – dívida correspondente aos anos de 2014 a 2016. Ainda, conseguiu a garantia do Governo do Estado pelo recebimento, também parcelado, de R$ 38,8 milhões em convênios da Saúde.

    De forma inédita, João Emídio iniciou ampla discussão pelo recebimento do ISS (Imposto Sobre Serviço) das atividades cartorárias, que não estavam sendo recolhidos pela maioria dos cartórios do Tocantins. Para tanto, firmou parceria com o Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral de Justiça e a Anoreg (Associação dos Notários Registradores do Tocantins). Com isso, gestores tiveram acesso ao demonstrativo de faturamento dos cartórios para o cálculo do ISS.

    Com o repasse aos Municípios da obrigatoriedade de cuidar e manter os ativos de iluminação pública, como ralés, lâmpadas, entre outras estruturas, o então presidente João Emídio incentivou às gestões municipais Municípios para a criação de Lei que instituía as taxas de iluminação pública. Além disso, concedeu apoio e suporte tecnológico às prefeituras para a criação dos Portais da Transparência.

    Por fim, a gestão João Emídio foi responsável por reformas estruturais na sede administrativa da ATM, além de implantar áreas técnicas para conceder suporte às gestões municipais, como assessoria jurídica e convênios. Promoveu reformas também no Hotel ATM e no Auditório Manoel de Paula Bueno.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMoisemar Marinho requer conclusão dos trabalhos da BR-010
    Próximo artigo Na abertura do ano legislativo, vereadores de Gurupi aprovam requerimento para viabilizar o piso da enfermagem na cidade
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.