O secretário Tom Lyra representou o governador Mauro Carlesse na cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre a Fecomércio/TO e o Banco de Brasília
O secretário Tom Lyra representou o governador Mauro Carlesse na cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre a Fecomércio/TO e o Banco de Brasília

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Tom Lyra, representou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, na cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/TO) e o Banco de Brasília (BRB). O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/TO).

O Tocantins será o primeiro Estado da região Norte do Brasil a ter instalações do BRB. A instituição possui linhas de crédito voltadas para o agronegócio e aquisição de equipamentos, juros competitivos no financiamento da casa própria e em empréstimos consignados para os servidores públicos, além de interesse em formatar parcerias com o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) e a Agência de Fomento.

Durante o evento, o secretário Tom Lyra fez um balanço do crescimento do Tocantins. “Fechamos 2019 com os números de Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] apontando 2.2 de crescimento de emprego. O nosso PIB [Produto Interno Bruto] de 2008 até 2018 cresceu 120%. Hoje, o Tocantins possui um PIB de R$ 28,8 bilhões. Para se uma ter ideia, o Comércio e Serviço ainda puxa o nosso desenvolvendo. Mas tenho certeza, que o que faltam são iniciativas como estas, de trazer o desenvolvimento. Queremos juntos chegar aos eixos”.

Na cerimônia de assinatura, o presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, apresentou as linhas de crédito do BRB. Segundo o gestor, o BRB já está no mercado há 53 anos, cresceu mais de 20% em 2019 e está em processo de expansão. “Iremos abrir pontos de atendimento, articular para o fomento do desenvolvimento regional, capacitar micro e pequenas empresas do setor, e desenvolver em conjunto com entidades de classe, soluções financeiras, produtos e serviços específicos”, garantiu.

As taxas variam, de 0,92% e 1,50%, de acordo com a linha de crédito escolhida e com prazo de até 120 meses. “Esperamos que, desta forma, a gente fomente a geração de emprego e renda, estimule o empreendedorismo e dê as condições necessárias para que os empresários possam crescer e cumprir o seu principal papel, que é construir melhores condições de vida para si e para população”, afirmou o presidente do BRB.

Já o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, disse que quer levar o banco a todas as cidades do Tocantins, se não diretamente, mas por meio das redes de correspondentes e também por meio do empresariado. “Queremos reforçar nossa parceria com o governador Mauro Carlesse, pela sua boa vontade no trabalho, pela sua forma organizada de trabalhar, por ser um homem direto. Temos a oportunidade de fazer sim, um grande desenvolvimento neste Estado que já nasceu grande e tem condições de ser um dos maiores produtores, seja no agronegócio ou no comércio, industrialização”, finalizou.

Banco de Brasília

O BRB é uma instituição de sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal. O banco possui 122 pontos de atendimento, sendo 116 agências, localizadas grande parte no Distrito Federal e as demais em Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de seis Postos de Atendimentos no DF.

De acordo com o BRB, a instituição conta com um quadro de 3.280 empregados. Além disso, possui o apoio de 450 estagiários, 120 aprendizes e 705 terceirizados, gerando assim mais de 4.500 postos de trabalho.

Presenças

No evento, também estavam presentes o secretário de Estado Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; a presidente da Agência de Fomento do Estado, Denise Rocha; e o secretário Extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresemin.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorII turma de Residência em Harmonização Funcional da Face acontece no Integrally Institute em Palmas-TO
Próximo artigoPor atentado contra vereador, prefeito de São Bento poderá ter que pagar R$ 60 mil em indenização