FOTO: Divulgação

Morreu em Araguaína na madrugada desta sexta-feira (21), padre Remígio Corazza, de 100 anos. Nascido na Itália, ele veio ao Brasil no ano de 1953 evangelizar a população que vivia no então norte goiano, hoje o norte do Tocantins.

A cerca de uma semana, o padre estava internado no Hospital Dom Orione com infecções urinária e pulmonar.

O corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, a partir das 11h30. No Santuário também será celebrada a missa de corpo presente, às 16h. Após a Santa Missa, será realizado o sepultamento no Cemitério São Lázaro.

BIOGRAFIA

Remígio Corazza nasceu no dia 5 de outubro de 1919, em Arsego, na província de Pádua, região de Vêneto na Itália. Começou a caminhada religiosa em 1939 quando fez os primeiros votos. Foi mensageiro de São Luis Orione levando suas correspondências.

No dia 29 de junho de 1952 recebeu a ordenação sacerdotal e rezou a primeira missa para um grupo de freiras cegas. Em 1953 saiu da Itália rumo ao Brasil para fazer missões na região do então norte goiano, hoje norte do Tocantins.

Ele chegou a voltar para a Itália onde ficou de 1958 a 1963 e após este período voltou para o Brasil, onde viajava longas distâncias pelo sertão para evangelizar. Em 14 de setembro de 1963, junto com o então bispo de Tocantinópolis, Dom Cornélio Chizinni, fundou o colégio Santa Cruz em Araguaína. Passou um tempo em Goiânia onde trabalhou e construiu a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística. Também em Araguaína construiu a capela Santíssima Trindade.
Confira notas de pesar
Hospital Dom Orione
“É com imensa tristeza que o Hospital Dom Orione manifesta seu pesar pelo falecimento do Padre Remígio Corazza, ocorrido às 1h54 da madrugada desta sexta-feira, 21/02. O sacerdote tinha 100 anos de idade. Lamentamos a perda desse grande missionário e pioneiro da obra Orionita em Araguaína. Aos familiares externamos nossas condolências neste momento de luto. Remígio Corazza nasceu em 05 de outubro de 1919, em Arsego, na província de Pádua, região de Vêneto na Itália. Começou sua caminhada religiosa em 1939 quando fez seus primeiros votos. Foi mensageiro de São Luis Orione levando suas correspondências. Aos 29 de junho de 1952 recebe a ordenação sacerdotal. Em 1953 parte para o Brasil onde começa uma história de missões na região do norte Goiano. Voltou a Itália onde ficou de 1958 a 1963 e após este período volta para o Brasil em definitivo, retomando às desobrigas, onde viajava longas distâncias pelo sertão Goiano, levando os sacramentos e a palavra de Deus a muitos. Em 14 de setembro de 1963, junto com o então bispo de Tocantinópolis, Dom Cornélio Chizinni, funda o colégio Santa Cruz em Araguaína. Passou um tempo em Goiânia onde trabalhou e construiu a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística. Também em Araguaína construiu a capela Santíssima Trindade”.
Colégio Santa Cruz
O Colégio Santa Cruz amanheceu triste nesta sexta-feira, faleceu na madrugada, Padre Remígio Corazza, 100 anos de idade. A história do Padre Remígio Corazza se confunde com a história de Araguaína, aqui chegou em 1952, para fundar o Ginásio Santa Cruz.
Padre Remígio nasceu em Arsego, na Itália, em 05 de outubro de 1919. Foi ordenado padre Orionita em 25 de junho de 1952, mesmo ano em que chegou ao Brasil em missão evangelizadora, tornando-se cidadão Araguainense.
Fica na memória da escola e nas fotos, o carinho dos alunos na comemoração do seu aniversário de 100 anos no ano que passou.
Como última homenagem, os alunos e colaboradores do Colégio Santa Cruz, fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento do seu fundador e acompanharão a missa de corpo presente. “É preciso amar o eterno. Assegurar o que permanece. Tudo passa na vida presente, menos o amor”. São Luís Orione.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins decreta 3 dias de ponto facultativo
Próximo artigoLíder da igreja católica no norte do Tocantins morre aos 100 anos