A promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, que possui atuação na defesa da ordem urbanística, reuniu-se com representantes da Prefeitura de Palmas, na quarta-feira, 19, para tratar sobre a ocupação irregular do espaço público da Praça da Matriz de Taquaralto por vendedores ambulantes.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriana de Almeida Lima, explicou que os comerciantes que ocupam o local serão transferidos para a Feira da Promessa, que será construída no mesmo bairro de Taquaralto. A obra deve ser licitada em março e concluída em dezembro deste ano, segundo a secretária.

Com a conclusão da feira e a transferência dos ambulantes, a fiscalização será rigorosa e frequente, a fim de coibir que outros comerciantes se instalem na Praça da Matriz, também segundo informou Adriana de Almeida.

Na reunião, também ficou definido que a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Emprego deve promover reunião com os comerciantes do local no prazo de até 30 dias, para informá-los sobre as providências que serão adotadas visando cessar a ocupação ilegal da praça.

De acordo com o diretor de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf), Emerson Parente, já foi realizada ação fiscalizatória na Praça da Matriz, notificando-se todos aqueles que ocupam o local irregularmente.

Presente à reunião, a gerente da Vigilância Sanitária de Palmas, Joselita Monteiro, explicou que foi realizada vistoria na Praça da Matriz entre os dias 9 e 17 deste mês, quando foram constatadas irregularidades na manipulação e na comercialização de alimentos. O local foi considerado inadequado para a prática de comércio, principalmente por conta da ausência de ligações de água para a manipulação de alimentos e para a limpeza dos utensílios utilizados.

A reunião desta quarta-feira, 20, foi realizada a pedido da secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego e ocorreu na sede do Ministério Público do Tocantins.

Outras ocupações
Ao final da reunião, a promotora de Justiça Kátia Gallieta aproveitou para chamar a atenção para o fato de que ocupações irregulares de espaços públicos por comerciantes estão ocorrendo em outros pontos da cidade de Palmas. Como exemplo, ela destacou a situação do Terminal de Integração Apinajé, onde vendedores chegaram até a instalar estruturas físicas irregularmente.

De acordo com o diretor de Sedurf, esses comerciantes já foram notificados individualmente em 2019. Agora, a previsão é realizar um chamamento coletivo para alertar sobre a proibição da fixação de comércios naquele terminal de transporte coletivo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresos trabalham na limpeza das ruas de Araguacema
Próximo artigoPolícia Civil realiza Operação Carnaval em Miracema do Tocantins