Não tem idade pra se divertir no Bloco das Piranhas
Prefeita Patricia Evelin posa com os foliões do bloco

Com muita irreverência e criatividade, os foliões do Bloco das Piranhas tradicionalmente irão realizar o desfile de abertura do Carnaval em Xambioá, na região norte do Estado. O bloco existe há 39 anos e é formado por homens vestidos de mulher. Um dos fundadores conta que a intenção, quando criaram o bloco, era inovar no carnaval xambioaense levando de modo diferenciado mais alegria para a folia. “Nosso grupo de amigos sempre se reunir em um bar para comemorar o carnaval, mas a gente queria fazer uma coisa diferente pra se divertir, foi quando tivemos a ideia de usar a roupa das nossas esposas e cair na folia. Elas até ajudam a gente a se arrumar”, se diverte um dos pioneiros, Jonas Capacete.

O bloco tem cerca de cem componentes. Participam os moradores da cidade e também foliões que vem de várias outras partes do país. Não é à toa que já ganhou cobertura nacional em várias edições. “As piranhas de Xambioá são um sucesso. O bloco vai descendo para a orla e o povo todo se junta pra acompanhar atrás do trio. Tem muita piranha que vem de longe para se juntar aos veteranos”, contou Jonas.

Percurso

A concentração do Bloco das Piranhas é na quadra do Colégio Estadual Professora Juliana Barros, a partir das 16 horas. Às 17h o bloco segue pela Avenida Araguaia até a nova orla e se junta aos foliões para se divertir ao som das duplas Di Luca e Raphael e Alex e Matielo, que animam a primeira noite do carnaval xambioaense.

Programação

No domingo, 23, tem Disputa de Blocos. Na segunda, 24, quem ganha as ruas de Xambioá é o Bloco das Crianças. Terça, 25, os blocos se reúnem a noite pra se preparar para o encerramento. E na quarta-feira de cinzas, 26, a concentração dos foliões começa às quatro da manhã. “Estamos muito animados com a comemoração desse ano. A cidade já está movimentada, isso agita o comércio e a nossa rede hoteleira. Xambioá está cheia de turistas e isso é muito importante para a economia da nossa cidade. É um investimento com retorno certo, uma maneira de alavancar o turismo com foco na cultura e tradição dos xambioaenses”, explicou a prefeita Patrícia Evelin.

Jonas Capacete é um dos fundadores do bloco que existe há 39 anos
Comentários do Facebook
Artigo anteriorBancos abrem nesta sexta, mas só voltam na Quarta de Cinzas
Próximo artigoEstética Bella Sandez lança promoção imperdível