De norte a sul do Tocantins a mistura de ritmo toma conta das ruas de várias cidades do Tocantins.

Conhecido pela sua cultura, tradição popular e potencial turístico, o Tocantins é um estado que oferece muitas opções para quem pretende curtir o carnaval. Têm alternativas para todos os gostos. Abaixo listamos algumas das atrações que você pode escolher para aproveitar o melhor da folia de momo.

1 – Carnaval do Entrudo

O carnaval de Arraias pulsa com o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria e exageros. É uma folia diferente, que vem desde o Império, na qual a estrela da festa é a água, muita água. Durante os quatro dias, os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Ninguém fica zangado e todo mundo entra no clima do molha-molha.

2 – Carnaval da Fé

O Palmas Capital da Fé é realizado na capital Palmas e reúne artistas do cenário regional e nacional da música gospel e católica. O evento tem como público-alvo a família e conta com praça gastronômica. As apresentações serão na área ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade. A entrada é gratuita. Entre os nomes confirmados para este ano está o do padre Fábio de Melo e das cantoras Aline Barros e Damares.

3 – Carnaval na natureza

Quem quer fugir da agitação e prefere um carnaval mais tranquilo, uma das opções é ir visitar as belezas naturais do Tocantins. Entre as sugestões estão o Jalapão, a região das Serras Gerais e as praias e lagos do Cantão.

No Jalapão, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Já a região das Serras Gerais está localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga (sudeste do estado) e faz parte da maior cadeia de serras do Brasil. Além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura.

Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora pode visitar também a região do Cantão que abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Amazônica e o Cerrado.

4 – Carnaval Mistura de Ritmos

Dizem que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. No interior do Tocantins, o carnaval de rua mistura ritmos, formatos e reúne multidões. Dentre as cidades com o carnaval de rua mais tradicional do estado estão Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguatins, Araguaína e Palmas.

Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º e 5 de março e o circuito da folia será na Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo da UnirG. A festa contará com a participação de diversos cantores locais e do cenário nacional como Cleber e Cauan, Guilherme e Santiago, Banda Babado Novo e o grupo Forró do Muído.

Já em Porto Nacional, a festa também está prevista para acontecer entre os dias 1º e 5 de março, no Espaço Cultural Beira Rio. Na programação atrações locais e o tradicional evento do desenterro da buiuna e desfile dos bonecos gigantes. Entre as atrações nacionais estão os cantores Igor Kannário, Lauana Prado, Ed City e Forró do Muído.

No carnaval de Pedro Afonso, a folia também rolará solta ao som de Israel e Rodolfo, Lauana Prado, Alex Maxx entre outros artistas do cenário nacional e local. A festa começará dia 1º e seguirá até o dia 3 de março. A programação também contará com matinês e a apresentação tradicional do Bloco das Quengas, que percorrerá as principais ruas da cidade com muita alegria e irreverência.

O carnaval de Araguaína terá quatros dias de programação na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todo o público, nos dias 2 a 5 de março, sempre a partir das 17 horas. Duas atrações já foram confirmadas para a festa: a Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. A festa terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3.

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.

Na Capital, além do evento organizado pelo município, os palmenses contarão também com a opção do Palmas Folia que será realizado por uma empresa privada, entre os dias 2 e 5 de março. A ideia é resgatar a cultura carnavalesca, atraindo milhares de turistas, além de aquecer a economia.

Os eventos contam com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Haverá também ações educativas com a entrega de materiais de órgãos do Governo.

5 – Carnaval Bonecos Gigantes

No distrito de Taquaruçu, em Palmas, uma tradição local é realizar no carnaval o desfile de bonecos gigantes, com shows e festas embaladas por marchinhas. Quem estiver por lá poderá aproveitar também as várias cachoeiras e trilhas que o local oferece.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado requer asfalto de trechos das TO-403 e TO-201 no Bico do Papagaio
Próximo artigoOperação da PF busca desarticular tráfico internacional de drogas no Tocantins