A Medida Provisória de Nº 02, do governo do Estado está na pauta de uma reunião que acontece na manhã desta segunda-feira, 18,  entre sindicatos e associações ligadas a servidores públicos do Executivo Estadual. A reunião foi convicada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), e discutira  elaboração de alterações na MP 2  a serem encaminhadas ao governo. A medida suspende a concessão de benefícios aos servidores públicos, por um prazo de 30 meses.

Desde que foi publicada, a medida vem enfrentando resistência de praticamente todos os sindicatos e associções dos sevidores públicos estaduais, que buscando barrar a medida junto aos poderes Executivo e Legislativo. Os sindicatos também não descartam a possibilidades de medidas judiciais contra a ação do governo.

Na semana passada, um ofício assinado por vários sindicatos e associações foi protocolado na Assembleia Legislativa solicitando que o Legislativo devolva a Medida Provisória ao governo. No documento, os sindicatos pedem ao presidente da Assembleia, deputado Antônio Andrade (PHS), que se digne a não aprovar a MP, que trata da suspensão das progressões dos servidores públicos do Estado.

Os sindicatos alegam que “a suspensão sugerida na Medida Provisória  foi apresentada ao parlamento sem respeitar o diálogo entre as entidades representativas dos servidores públicos do Poder Executivo e o próprio prazo estipulado na Lei de Responsabilidade (LRF), trazendo danos aos direitos garantidos em lei e aprovados após amplas e exaustivas negociações decididas nesta mesma casa de Leis”.

Os sindicatos solicitam também que a Assembéia “remetam a matéria  de volta ao Poder Executivo, para que o mesmo abra uma negociação  com as entidades representativas dos servidores públicos,  através de uma Câmara Técnica Setorial, para que se possa discutir amplamente medidas e soluções  para a situação   do Estado”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm Tocantinópolis, homem ameaça o pai esfaqueia o irmão
Próximo artigoDefensoria e OAB vão integrar comissão para tratar dos impactados e construção da ponte de Porto Nacional