Radar móvel na avenida JK - foto: Valcy Ribeiro
Radar móvel na avenida JK – foto: Valcy Ribeiro

Em Palmas, radares estão sendo escondidos atrás de poste e árvores, em canteiros centrais de avenidas, em alguns locais próximos de lombadas eletrônicas para flagrar os motoristas. A situação desagrada alguns motoristas, que consideram isso abusivo, já que os radares fixos e móveis são usados pela prefeitura da capital para disciplinar o trânsito e controlar a velocidade.

“Acho errado colocar um radar móvel 200 ou 300 metros antes do radar fixo”, afirma o comerciante Amadeus.

Na Avenida Juscelino Kubistchek (JK), região central de Palmas, o radar móvel foi colocado no meio do canteiro. O aparelho aparece escondido em meio as palmeiras e postes de iluminação pública. O funcionário da empresa terceirizada, que cuida do equipamento, fica distante, embaixo da árvore, quase imperceptível para os motoristas.

Os radares móveis, na maioria das vezes são colocados em pontos estratégicos, locais onde não há placas indicando o limite de velocidade da via.

O advogado Valcy Ribeiro fez uma publicação em uma rede social onde desabafa a sua indignação com o fato que ele classifica como irregular e desvio de finalidade.

“Não é raro as vezes em que transitando pelas Avenidas em Palmas somos surpreendidos por estes radares móveis, todavia, instalados sem a devida sinalização, um fato irregular por inobservância ao regramento aplicável à espécie. Tem-se, pois, no presente caso, desvio de finalidade, uma vez que o objetivo precípuo dos radares eletrônicos não deve ser a autuação dos condutores da via, mas sim a prevenção de acidentes e, no caso do radar sob discussão, também a detecção de veículos com documentação irregular”, disse ele.

Quem receber uma multa que considera indevida pode recorrer à Jari. O motorista deve ir até o Detran com os documentos do veículo, a habilitação e a multa. O pedido é julgado pela junta administrativa.

Radar na avenida JK – foto: Valcy Ribeiro
Radar móvel na avenida entre a Havan e HGP, em Palmas
Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem diz que matou professor em Palmas quando foi cobrar dívida de R$ 600 referente a favores sexuais
Próximo artigoLéo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos