MPE-TO
MPE-TO

Após se reunir com moradores da zona rural de Arraias, que relataram o receio de serem impactados em caso de rompimento, vazamento ou infiltração no solo das duas barragens construídas pela mineradora Itafós Mineração S/A no rio Bezerra, o promotor de Justiça João Neumann Marinho da Nóbrega instaurou, na quarta-feira, 27, procedimento para fiscalizar o cumprimento dos padrões de segurança nas duas represas.

Segundo o procedimento, será apurado se o poder público e a mineradora estão cumprindo as obrigações especificadas na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei n° 12.334/2010). Nesse sentido, serão requisitadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) informações técnicas ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), à Agência Nacional de Mineração e à Agência Nacional das Águas, sobre a observância das condições de segurança, de manutenção da integridade estrutural e operacional e dos riscos concretos de danos potenciais associados às barragens, após realização de atividades de fiscalização.

Também será marcada audiência administrativa com representantes da Itafós Mineração S/A e moradores para esclarecimentos e informações iniciais sobre a situação e condições de segurança das duas barragens.

Procuraram o Ministério Público para manifestar receio sobre a sua segurança moradores da comunidade Cajueiro e da fazenda Capim Puba, que, juntas, reúnem cerca de 36 famílias. (Flávio Herculano)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno decide liberar gratuidade na travessia da balsa em Porto
Próximo artigoMPE denuncia criminalmente 10 vereadores e dois servidores de Augustinópolis