Em participação no Fórum e Encontro de bacias hidrográficas do Tocantins, na tarde desta segunda-feira, 26, a vice-governadora Claudia Lelis se posicionou contrária ao projeto que prevê a transposição do rio Tocantins.

“Cuidar dos nossos recursos hídricos é uma prioridade na nossa gestão. Tivemos a oportunidade de trazer pela primeira vez, para o Tocantins, o debate sobre esse projeto que tanto tem repercutido e que é de interesse direto da população tocantinense”, afirmou.

O projeto de lei nº 6569/2003 é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e prevê a interligação das águas do rio Tocantins com o Rio Preto, para assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

Para a vice-governadora, são necessários mais estudos sobre o projeto e seus impactos, ressaltando que a dificuldade hídrica também é uma realidade vivenciada no Tocantins, não estando em posição de abrir mão deste tipo de recurso.

“Embora o Tocantins seja privilegiado em recursos hídricos, vários municípios, não só no sudeste do Estado, sofrem com a falta de água. Nos solidarizamos com as comunidades nordestinas que sofrem com à estiagem. No entanto, para o governador Marcelo Miranda e para mim, enquanto vice-governadora, o interesse do Estado e, principalmente, da população tocantinense vem sempre em primeiro lugar”, concluiu.

Debate

Além da vice-governadora, o debate durante o Fórum contou com a presença do autor do projeto, representantes de comitês de bacias hidrográficas, pesquisadores, Ongs e ambientalistas.

Fórum Mundial da Água

A programação, que segue até a esta terça-feira, 27, também engloba a mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre de 18 a 23 de março em Brasília (DF).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOperação da Polícia busca desarticular esquema de fraude com cartões de crédito
Próximo artigoDevido ao excesso de chuvas Governo decreta situação de emergência em 6 municípios