Os salários atrasados do mês de dezembro de 2016 dos servidores municipais de Colinas vão começar a ser pagos amanhã, foi o que informou, por telefone, o próprio prefeito de Colinas, Adriano Rabelo, ao Diretor de Assuntos Regionais da Regional Norte do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO,) Ronaldo Sérgio.

O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira será depositada na conta dos servidores amanhã e a segunda no mês de março.

As negociações foram intermediadas pelo SISEPE-TO através da Diretoria de Assuntos Regionais da Região Norte que, em defesa de seus sindicalizados municipais, enviou ofício (nº 028/2017) e também notificação extrajudicial (nº 012/2017) cobrando providências quanto ao pagamento dos salários atrasados à prefeitura de Colinas.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro Ronaldo Sérgio esteve na prefeitura onde cobrou pessoalmente o pagamento dos atrasados.

Cachoeirinha

A prefeitura de Cachoeirinha também definiu a data para pagar os salários atrasados dos servidores municipais.

Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Paulo Macedo, informou que o pagamento integral do mês de dezembro será feito em até 5 dias úteis. A data foi definida durante a sessão ordinária de ontem da câmara municipal de Cachoeirinha. O Diretor Regional Ronaldo Sérgio também participou da sessão.

As negociações no município também foram articuladas pelo SISEPE-TO em defesa dos sindicalizados municipais. No dia 6 de fevereiro o Vice-diretor de Assuntos Regionais da Regional Norte, Osamar Fernandes e o assessor jurídico da regional, Luciano Barbosa, foram até o município de Cachoeirinha para discutir o pagamento dos salários atrasados.

Na época o secretário municipal de Administração, Edivaldo Paulino, disse que, além de não realizar o pagamento de dezembro, a gestão anterior também não havia deixado saldo em caixa para quitar os débitos.

Outro lado

O ex-prefeito do município de Cachoeirinha, Erisvaldo Resplande de Araújo, também participou da sessão na câmara e se defendeu. Disse que a informação divulgada pela atual gestão foi equivocada.

Na última sexta-feira, 17, o ex-prefeito esteve na sede do SISEPE-TO em Palmas. Em reunião com o presidente Cleiton Pinheiro, Resplande deu sua versão dos fatos.

O ex-gestor disse que o atraso no salário dos servidores aconteceu porque no dia 29 de dezembro a agência da Caixa Econômica Federal, na qual a prefeitura deposita o pagamento dos servidores, não abriu, deixando a responsabilidade do pagamento para o sucessor. “Nós deixamos o recurso na conta. Era só fazer o pagamento. A folha de dezembro fechou em R$ 161 mil e quando saímos da prefeitura deixamos R$ 232 mil em caixa.”

Resplandes defendeu ainda que entregou a folha de pagamento simplificada no dia 20 de janeiro e o relatório dos restos a pagar em 9 de fevereiro, conforme exigiu a atual gestão.

“O impasse está resolvido. Ficar discutindo de quem é a culpa não vai resolver a situação. A discussão deve ser feita à parte e os culpados punidos na forma da lei. O importante é pagar o servidor que precisa receber o salário e não tem culpa dos problemas da gestão.” Defendeu Ronaldo Sérgio durante a sessão na câmara.

Para o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, a resolução do problema dos pagamentos atrasados em Colinas e Cachoerinha são exemplo da força e da atuação do SISEPE-TO. “O SISEPE-TO tem estado à frente das negociações nos municípios que se encontram com salários atrasados. Algumas prefeituras já pagaram os atrasados, mas sabemos que outras ainda estão devendo os servidores. O SISEPE-TO não vai deixar seus sindicalizados desamparados. Vamos continuar cobrando até que todas façam os pagamentos.” Declarou Pinheiro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorComissão Permanente divulga edital de concurso de remoção para delegados de Polícia do Tocantins
Próximo artigoTrecho da BR-153, em Nova Olinda é liberado após manutenção