Comércio de Palmas
Comércio de Palmas

A pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) revela que os empreendedores palmenses estão mais otimistas. Em fevereiro, o índice subiu 18,2% na comparação anual, chegando a 101,3 pontos. Em relação ao mês de janeiro (97,7 pontos), o aumento foi de 3,7%. Os dados foram apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

O dado positivo foi elevado pelo índice de expectativa do empresário (151,5 pontos). De acordo com 81,1% dos entrevistados, a expectativa melhorou para a economia brasileira, 85,8% acreditam o que futuro do setor do comércio deve ser mais favorável e 89,4% disseram que a perspectiva para suas empresas também está melhor.

Investimentos

O índice de investimentos nas empresas também aumentou em fevereiro, com 84,1 pontos. Se comparado ao mês anterior (26,8%), houve um crescimento de 6% no número de lojistas que pretendem investir em suas empresas em fevereiro (32,8%). Sobre seus estoques, 57,4% afirmaram estarem adequados e 39,1% dos empresários pretendem contratar mais colaboradores.

Condições atuais

Entretanto, o ponto de vista dos empresários sobre a situação atual da economia, do setor e das empresas não é tão positiva. Para 79,9% dos entrevistados, a condição atual da economia brasileira piorou, 69,8% enxergam com pessimismo o setor do comércio e 52,6% afirmam que suas empresas não vão bem.

A coleta dos dados para a pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio referente ao mês de fevereiro foi realizada nos últimos dez dias de janeiro.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPL que facilita acesso de mulheres a exames contra o câncer é aprovado pela Câmara Federal
Próximo artigoProjeto de Halum susta resolução do Conama sobre inspeção veicular ambiental