Josi Nunes(PMDB/TO)
Josi Nunes(PMDB/TO)
Josi Nunes(PMDB/TO)

A deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) foi escolhida pela liderança do PMDB para ser titular da  comissão especial da Reforma Política  (PECs 344/13, 352/13 e outras) .

A escolha da parlamentar se deu em virtude de sua atuação a frente do PMDB Mulher do Tocantins, tendo em vista que a peemedebista presidiu o núcleo feminino regional da sigla nos últimos 12 anos.

Josi será uma das representantes da bancada feminina nesta importante Comissão que irá debater mudanças nas regras eleitorais.

Defensora da Reforma Política, Josi acredita que as mudanças são fundamentais. “As regras eleitorais têm que ser mudadas. Nós temos que tentar ao menos um consenso para que possamos avançar e fazer com que o processo eleitoral seja mais igualitário, mais justo e que evite o abuso do poder econômico”, defendeu.

A primeira reunião da Comissão ocorreu nesta terça-feira,24, quando foi aprovada a  proposta de plano de trabalho apresentada pelo relator, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Conforme informações, o documento aprovado  define que os temas financiamento de campanhas e sistema eleitoral  serão debatidos com entidades da sociedade civil, representantes de instituições públicas e especialistas.

Os demais assuntos da reforma como o fim da reeleição, a coincidência das eleições, a duração dos mandatos, dentre outros, serão discutidos entre os parlamentares.

Ainda conforme informações, o prazo para a apresentação do relatório final é de 40 sessões do Plenário da Câmara dos Deputados, o que deve ocorrer no final de maio.

Também foi definida nesta terça,24, a 3º vice-presidência da comissão especial da reforma política que ficará com o  deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) eleito com 31 votos dos 32 possíveis. A votação foi secreta e teve um voto em branco. Os 1º e 2º vices,  Rubens Otoni (PT-GO); e Marcus Pestana (PSDB-MG), respectivamente,  já haviam sido escolhidos anteriormente.(Com informações Portal da Câmara)

Comentários do Facebook
Artigo anterior“A sociedade não pode ser penalizada pela falta de consenso entre caminhoneiros e governo federal”, alerta César Halum
Próximo artigoVergonha! Ruas esburacadas de Araguatins servindo de canteiros para moradores