Deputada Federal Josi Nunes (PMDB)
Josi Nunes(PMDB/TO)
Josi Nunes(PMDB/TO)

A deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) usou  a tribuna na tarde desta terça-feira,24, para destacar o potencial econômico  do Tocantins em seu primeiro pronunciamento proferido na Câmara Federal.

De acordo com a parlamentar,  o Tocantins está localizado no centro do Brasil e por isso precisa de apoio para se desenvolver e contribuir com o crescimento desta nação. “ A agricultura  é vocação do nosso estado, em virtude da sua extensa área territorial, bacias hidrográficas e terras férteis. Temos uma diversidade de grandes e pequenos agricultores, que precisam escoar sua produção e vislumbram investimentos da União neste setor para que o Estado cresça e contribua com o desenvolvimento econômico deste país”, destacou.

A deputada pontuou ações importantes para que o desenvolvimento ocorra.  “São necessárias que grandes obras sejam concluídas, como a duplicação da BR – 153, a chamada Belém – Brasília; A conclusão da BR – 242, que corta o Brasil de Leste a Oeste, passando pela Ilha do Bananal; A BR – 010 e a Hidrovia Tocantins / Araguaia, um sonho acalentado por diversos líderes políticos, mas sobretudo pelo povo do meu Estado”, pontuou.

A peemedebista fez questão de frisar a atual situação do Estado reforçando que todos os problemas serão superados. “O Estado do Tocantins passa hoje, por um período muito difícil. O Governador Marcelo Miranda ao receber o estado das mãos da gestão anterior herdou uma série de problemas que precisam de muito trabalho para serem solucionados, mas com a competente equipe formada tenho certeza que serão superados. Eu estarei aqui para dar sustentação às ações deste governo”, reforçou.

Josi salientou ainda, que algumas áreas como a saúde, por exemplo, terá uma atenção especial em sua atuação em Brasília. “O Tocantins vive hoje, uma das suas maiores crises na área da saúde, desde a sua criação. Palmas, Araguaína e Gurupi, cidades localizadas em posições estratégicas, atendem pacientes do Tocantins e de todos os estados vizinhos. Precisamos de mais profissionais, equipamentos e investimentos”, salientou.

Como professora, Josi mais uma vez reafirmou sue compromisso com a Educação.  “ Tenho um compromisso com a sociedade do meu estado em defender nesta casa melhorias constantes para a educação, equipar as unidades de ensino e lutar pela real aplicação do Plano Nacional de Educação, valorizando os professores e os servidores que travam diariamente uma árdua batalha para educar nossos filhos e torná-los cidadãos. Uma das grandes conquistas no sentido da valorização dos professores é a lei do piso, que precisa ser concretizada em todos os rincões do Brasil”, afirmou.

A parlamentar voltou a defender a eleição direta para diretores nas escolas da rede pública. “Sendo do PMDB, orgulhosa da luta histórica contra a ditadura e pelas liberdades democráticas neste país, representada principalmente na figura de Ulysses Guimarães, uma referência de ética e decência política, é que sou defensora inflexível contra intervencionismo nas instituições publicas e organizações partidárias, principalmente na escola, onde se trabalha para formação, crescimento e exercício da cidadania. Por isso não abro mão das eleições diretas para diretores de escolas publicas em qualquer nível. Na educação, tenho convicção que o voto da comunidade é fundamental, mas deve ser aliada a competência técnica dos profissionais que devem gerir as unidades de ensino”, completou a peemedebista.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProfessores Municipais de Buriti fazem paralisação nesta quarta-feira,25
Próximo artigo“A sociedade não pode ser penalizada pela falta de consenso entre caminhoneiros e governo federal”, alerta César Halum