ruas recuperadas
ruas recuperadas
ruas recuperadas

Dentro do grande pacote de investimentos lançado no ano passado, o governo do Estado iniciou o processo de autorização das obras de reconstrução da infraestrutura viária dentro das cidades tocantinenses. Ao todo, por meio do programa Pró-Município, a meta é aplicar, inicialmente, cerca de 5 milhões de m² de asfalto em ruas, avenidas e acessos em todos os municípios do Tocantins ainda em 2014. Obras deste porte já foram anunciadas em municípios como Colinas e Formoso do Araguaia pelo governador em exercício, Sandoval Cardoso.

Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transporte do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, os investimentos no recapeamento urbano giram em torno de R$ 70 milhões, beneficiando todos os municípios tocantinenses. “Cada município fica responsável por apresentar um projeto detalhando as áreas que serão recuperadas”, explicou.

Desta forma, algumas cidades já começaram a preparar seus projetos estruturais para receber asfalto nas ruas, o que deverá sanar problemas recorrentes como a poeira, no período de seca, e a lama durante as chuvas. Caso de Barrolândia, onde a prefeita Leila Rocha já está com o projeto pronto e aguarda ansiosa pelo asfalto. “Isso vai ser importantíssimo. Temos vários trechos que estão em estado deplorável. Já encaminhamos o projeto que é o atendimento de uma demanda antiga nossa”, celebrou.

Prefeito de Miranorte, Frederico Melo frisou que a atuação do Estado na melhoria das condições de infraestrutura viária dos municípios é de extrema importância, principalmente pela dificuldade financeira enfrentada pelas prefeituras. “Por causa dos buracos nas ruas, os carros e motocicletas ficam impossibilitados de trafegar e as pessoas acabam correndo riscos ao atravessar as ruas. E o governo provir aos municípios a possibilidade de recuperar as ruas das cidades poderá ter um efeito ainda inimaginável. Isso é um sentimento mútuo tanto para a população, quanto para o gestor”, frisou.

Recentemente visitada pela comitiva do governo, a cidade de Formoso do Araguaia recebeu assinatura de Ordem de Serviço para recapear duas das principais avenidas da cidade, num investimento de R$ 1,2 milhão, para a aplicação de mais de 32,3 mil m² de asfalto. Para o prefeito Wagner Coelho, conhecido como Wagner da Gráfica, as obras são uma demanda bastante esperada da comunidade. “Com esse apoio do governo do Estado, o morador de Formoso do Araguaia é quem ganha, já que é beneficiado por obras de asfalto, investimento em saúde, educação e demais áreas”, disse.

Pró-Município

O Pró-Município, lançado em outubro de 2013, é um importante pacote de investimentos que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. Com a ação do governo do Estado, serão atendidos os 139 municípios do Tocantins.

 (atn)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUniversitários apoiam manifestação em favor da pavimentação da Rodovia TO-126
Próximo artigoAcusado de integrar quadrilha que praticou vários roubos no Estado é transferido para Palmas