Obras na Avenida NS-15, o anel viário de Palmas, continuam com a construção de calçadas

As obras de melhoria na Avenidas NS-15, em Palmas, seguem com a execução da construção de calçadas. Com a realização dessa nova etapa, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), garante a continuidade das obras, que incluem ainda, a execução dos trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização, ciclovia e iluminação pública.

A construção de calçadas está sendo executada por uma equipe técnica, nesta semana (de 25 a 29), no trecho da NS-15, próximo a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O trabalho envolve basicamente o nivelamento e compactação do subleito, colocação de material granular e lançamento do concreto. A construção de calçadas e passeios são importantes para dar acessibilidade e segurança aos pedestres.

Outra equipe está dando continuidade aos trabalhos de drenagem também no trecho da NS-15, mas próximo ao Setor Santo Amaro. Além da drenagem, também já foram iniciadas a execução da terraplanagem, pavimentação e iluminação pública. Com de cerca de 17 km, o trecho das avenidas em obras, quando concluído, ligará as avenidas às rodovias TO-050, TO-010, TO-080, formando um Anel Viário dentro da Capital, permitindo a interligação dessas rodovias e facilitando o tráfego de veículos pesados e, ainda, irá melhorar o acesso a universidades e às praias da região central da cidade.

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação e presidente da Ageto, Juliana Passarin, as avenidas vão atender a população não só melhorando o tráfego, mas também, permitir a prática de atividades físicas, como caminhada ou ciclismo. “As avenidas contornam algumas quadras residenciais e o projeto de urbanização vai dar à população mais um espaço para o lazer e prática de atividades físicas”, reforça.

As obras estão sendo executadas pelo Consórcio EHL/Rudra. O valor do contrato é de R$ 102 milhões, sendo deste total, metade provenientes de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e o restante de contrapartida do Governo estadual.

As obras também incluem a construção de duas pontes de concreto armado (cada uma com 66 m de comprimento e 14 m de largura), uma galeria tripla de 68 m de comprimento, além dos trabalhos de restauração de pavimentação, sinalização, passeios com acessibilidade, urbanização, calçada de pedestre, drenagem de águas pluviais, ciclovia e iluminação pública.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSecretaria de Saúde de Palmas apresentará critérios de vacinação da Covid-19 aos órgãos fiscalizadores
Próximo artigoPolícia investiga organização de festa grandiosa com promessa de drogas liberado em chácara de Araguaína em pleno surto da covid