Posse Coordenação Geral dos Conselhos Tutelares de Palmas

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi dada a posse para a nova Coordenação do Colegiado Geral do Conselho Tutelar de Palmas para o ano de 2021. O secretário Municipal de Governo, Carlos Braga, representou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, no evento que aconteceu na Unidade Sul do Resolve Palmas, em Taquaralto. Na ocasião, o conselheiro Iramar Cardoso foi empossado como coordenador do Colegiado Geral.

A cerimônia foi marcada por registros históricos da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) instituído pela Lei Nº 8.069 no dia 13 de julho de 1990, e também pelo resgate de fatos e eventos que marcaram a implantação do Conselho Tutelar de Palmas.

“Esta manhã simboliza um reencontro e me traz à mente fatos históricos do ano de 1990, quando eu estava na presidência da Fundação Santa Rita de Cássia, recém criada pelo então governador Siqueira Campos. Nessa função eu acompanhei de perto a criação do ECA, também em 1990, e o surgimento dos primeiros conselhos tutelares do Estado e, consequentemente, do CT [Conselho Tutelar] da Capital”, relembrou Carlos Braga.

O gestor reafirmou o compromisso da gestão municipal com o bom funcionamento dos conselhos. “Estamos empenhados em contribuir com esse importante trabalho que vocês desempenham. Nossas portas estão abertas para ouví-los e buscar sempre o melhor para as crianças e adolescentes palmenses”, enfatizou.

Em sua fala, além de narrar algumas curiosidades sobre o período da criação dos CTs no Tocantins, Carlos Braga também enfatizou aos conselheiros sua importância na sociedade. “Vocês têm em suas mãos aquilo que temos de mais precioso, nossa infância e nossa juventude. Esse é o bem mais valioso da humanidade e traz para vocês uma grande responsabilidade, para a qual eu tenho certeza que já estão bem preparados, que é atuar na defesa dos direitos destes grupos, na defesa do ECA”, destacou Braga.

A presidente da Associação Tocantinense de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, Julane Marise, também esteve presente na posse. “Quero parabenizar a todos os conselheiros de Palmas por cumprir esta tão nobre missão. Nós conselheiros temos um chamamento para atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e, por isso, atuamos diuturnamente para que nenhuma criança seja ameaçada ou violada em seus direitos”, disse.

O novo coordenador do Colegiado Geral, Iramar Cardoso, destacou a atuação dos conselheiros desde o início da pandemia de Covid-19 e falou sobre os planos para 2021. “Estamos prontos para trabalhar em 2021 em busca do melhor atendimento possível para nossa população. Sabemos que os desafios existem, mas não nos furtaremos de cumprir o papel para os quais fomos eleitos”, frisou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem ateia fogo em vegetação e chamas se alastram e atingem o próprio veículo
Próximo artigoCorreção no Edital do Concurso da PMTO altera local de prova