A poucos dias da posse, marcada para 1º de fevereiro, o deputado federal eleito Tiago Dimas (SD-TO), 30 anos, faz últimos preparativos para assumir participando da segunda etapa do curso “Gestão Estratégica para Mandatos Legislativos”, realizado pelo Movimento RenovaBR.

As aulas do curso se desenvolvem em Brasília, no hotel Cullinan, entre 28 e 29 de janeiro. O curso é financiado na íntegra pelo RenovaBR e ministrado pelo Insper (Instituto de Ensino Superior e Pesquisa). Tiago Dimas foi único congressista do Tocantins convidado para o evento, que teve sua primeira etapa realizada em São Paulo, no início de dezembro.

Ao todo, são 65 parlamentares eleitos em 2018 de todo o Brasil e que estão assumindo o primeiro mandato. Entre os destaques do curso estão João Campos, filho do ex-presidenciável Eduardo Campos, Felipe Rigoni, primeiro deputado cego eleito e Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita, e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), parlamentar mais votado do Rio Grande do Sul.

Para Tiago Dimas, a participação no curso é uma grande honra, tendo em vista que os ministrantes, tanto na área técnica, quanto na área política, são qualificados e possuem muito a ensinar a todos os presentes. “São diversas aulas, dos mais diversos temas, ministradas por profissionais de ponta do país.  Estou ampliando conhecimento para desempenhar um bom mandato. Todos os dias temos a oportunidade de aprender mais para podermos trabalhar melhor. É isso que estou fazendo aqui”, ressaltou o parlamentar.

Aulas

No curso, os participantes têm acesso às formas possíveis de atuação parlamentar e os espaços institucionais para o exercício de cada um desses perfis de atuação; os regimentos das casas legislativas e demais normas que regem o funcionamento do Parlamento; as metodologias de negociação aplicáveis à atividade parlamentar; as mais recentes tecnologias de comunicação social e as várias ferramentas existentes para medir seu impacto; as possibilidades e os limites da organização de seu gabinete parlamentar, consistente com os objetivos de atuação; a complexa rotina das tramitações de projetos de lei e outras iniciativas legislativas e os mecanismos de negociação política existentes e possíveis;  as linhas gerais dos principais temas que estão em debate no País e compões a conjuntura política nacional

Sobre o RenovaBR

O Renova BR é uma iniciativa que nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política. Não é um partido político, e sim uma iniciativa de formação de lideranças e de engajamento cívico que conta com 17 parceiros, 49 professores, 483 doadores e 6800 voluntários. É financiado por empresários e personalidades do país com vontade contribuir para a renovação do Brasil.

Foi criado em outubro de 2017 para preparar gente comprometida e realizadora para entrar na política, lideranças capacitadas e eleitores conscientes. Seu foco está na renovação do Poder Legislativo e pauta sua preparação na atuação para futuros Deputados Federais e Estaduais. É uma iniciativa “da sociedade, para a sociedade”.

Para essa formação de novos parlamentares eleitos, foram selecionadas novas lideranças do país inteiro.  Gente que conhece de perto os problemas e tem disposição e capacidade para enfrentá-los. Pessoas de diversos partidos, com diferentes ideias, mas que têm em comum a crença de que política é lugar de honestidade, diálogo e dedicação.

O RenovaBR prepara essa nova geração de líderes para enfrentar e vencer as velhas práticas. Busca pessoas que conversem com seu público ao invés do vale-tudo pelo poder, propostas sinceras e soluções que se tornem realidade.

O projeto é uma iniciativa do executivo Eduardo Mufarej, que conta com a disposição de colaboradores como o apresentador Luciano Huck, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, o publicitário Nizan Guanaes, o empresário Abilio Diniz e o ex-técnico de vôlei Bernardinho.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Carlesse discute construção de rodoviária e parque Pouso do Meio no Sul do Estado
Próximo artigoBarragens do Tocantins não apresentam riscos, garante Governo