Roberto Assis, de 34 anos, há 6 meses, o goiano escolheu o município de Colmeia para iniciar sua carreira como delegado. Com objetivo de informar as ações realizadas pela Delegacia de Polícia Civil de Colmeia, o Site Luiz Martins entrevistou o Dr Roberto Assis – na ocasião, ele comemorou e destacou operações bem sucedidas, com desarticulações de quadrilhas, prisões de líderes do tráfico de drogas e muitos inquéritos solucionados.

Operações de combate a vários crimes foram desencadeadas após a chegada do Dr. Roberto, como 14 prisões de grande repercussão, incluindo a prisão parcial dos integrantes do assalto ao Banco Bradesco (grupo novo cangaço): “Todos nós trabalhamos com objetivo de levar paz à população, e estamos fazendo o possível e se precisar iremos fazer mais ainda; hoje Colmeia é uma cidade diferente, reduzimos mais da metade da criminalidade, de 0 a 5. “Acreditamos reduzir 2,0 e acredito que podemos diminuir ainda mais”, disse.

Apesar das inúmeras metas alcançadas e números expressivos que a equipe comandada por Dr. Roberto conseguiu, ainda são grandes as dificuldades para se desenvolver um bom trabalho, principalmente pelo baixo efetivo existente atualmente na Delegacia. Segundo o Delegado, a cidade de Colmeia necessita urgentemente de mais profissionais para que possa dar celeridade às investigações.

Sobre tráfico de drogas,  o delegado Roberto destacou que a ação diminuiu na cidade tanto a venda como o consumo. “Sabe quem é o antigo ladrão de galinha? É o que furta celulares. E ele furta o celular para vender e comprar drogas. E depois vira um círculo vicioso. É a nossa realidade, o que vivemos. Nós queremos conscientizar as pessoas, o jovem cidadão, de que a droga é o fim da vida, a droga é o caminho para a morte, destrói quem utiliza e destrói a família e seu círculo de amigos; leva transtorno, leva desagregação para os familiares, e isso se irradia para toda a sociedade. Então a Polícia Civil, vem realizando ações para combater as drogas – inclusive de forma preventiva. Fiquei extremante feliz, semana passada, quando ficamos sabendo que traficantes migraram de Colmeia para o Maranhão. Olha só! Já estamos conseguindo exportar traficantes – Afinal, eles não terão vez aqui”,  relatou.

Dr. Roberto ainda destacou que vem promovendo palestras nas escolas municipais: “Nosso Senhor é enfático: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6). “Nós da Polícia Civil não somos somente repressivos, nós educamos e ensinamos, com objetivo de construir pessoas mais inteligentes, com mais consciência crítica. A base da nossa sociedade é a família, trabalhamos para levar paz a eles. Daí nossa preocupação com os adolescentes, que serão os próximos criminosos a serem aliciados pelo tráfico de drogas. Sofrimento e angústia fazem parte da vida. É até o que nos torna humanos. Temos que nos elevar e saber levantar após cada queda. Falo sempre que para aliviar esse sofrimento não devemos ter mente fraca e recorrer às drogas. Para isso, o jovem precisa de Deus, Família e Amigos e não de algo que vai te fazer mal por dentro e por fora”, comentou.

Segundo o delegado, ele tinha a opção de trabalhar em cidades maiores, porém escolheu Colmeia: “Fui Agente de Polícia 8 anos em Goiânia. E antes disso, bombeiro militar. Foi um choque sair de uma cidade grande como Goiânia e ir direto à Colmeia. Havia a escolha para trabalhar em Araguaína, porém escolhi Colmeia pois estou querendo fazer a diferença na cidade e na sociedade, e estava já cansado do trânsito e do agito da metrópole. Acredito que passamos por fases na vida, e estou numa nova fase agora, buscando uma vida mais reservada e tranquila”, disse.

Experiente como concurseiro, ele deixou um recado para os que batalham também. “Oscar Wilde, um escritor inglês do século XIX, dizia o seguinte: para os meus livros reservei somente meu talento; a genialidade reservei para a vida. Então, estude de forma mecânica, guardando a genialidade para vida. Faça somente o que o examinador quer – e claro, dedicação e garra sempre, perseverança é o caminho”.

Outra dica dada por ele foi para o pessoal do Direito. “Não estude muito pela doutrina. Foque mais em exercícios e lei seca.”, diz Dr. Roberto, formado pela UFG em Goiás.

Ping Pong:

Ser delegado ? R: O poeta clássico Píndaro nos dá um conselho: “Torna-te quem tu És”. Ser delegado é uma vocação cumprida.

Família? R: É a base da sociedade, fundamental – a imitação do colo de Deus

Deus ? R: Nossa fortaleza e refúgio, a Verdade e a Vida!

A Polícia Civil ? R: É aquela mulher toda descabelada, feia, que te xinga o tempo todo, na frente de todo mundo, mas no fim do dia você acaba voltando para casa, para os braços dela, ou seja, mesmo com pouca infraestrutura e grandes desafios – é apaixonante viver por ela.

A população de Colmeia está bastante satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvida pelo Dr. Roberto Assis, e espera que o mesmo ainda continue por um bom tempo na terra dos colmeenses. (Colaborou Luiz Martins)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereadores presos em Augustinópolis cobravam propina para aprovação de projetos de lei
Próximo artigoHomem foge do Hospital Regional de Araguaína e em seguida leva facadas nas costas