O Governo do Estado inaugura no próximo dia 26, sexta-feira, a partir das 8h, as obras de reforma e ampliação do Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis. A unidade escolar é uma das instituições de ensino contempladas com verba do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), dentro das ações do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS).

A escola conta com 600 alunos matriculados e oferta ensino fundamental (anos finais), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso técnico em informática.

Após as obras de reforma, a escola passa a contar com uma área de 3.371, 22 m², 19 salas de aula, Laboratório de Informática, Laboratório de Matemática e Ciências, biblioteca, sala de coordenação pedagógica, sala de professores, setor administrativo, quadra poliesportiva coberta e espaços de convivência com jardins e arborização.

Para o diretor Wanderly dos Santos Leite, a ampliação atende o desejo da população em ter um espaço de aprendizagem estimulante, com qualidade e conforto para os estudantes. “Com a reforma da escola, os alunos vão ter acesso a espaços em melhores condições para a aprendizagem. A escola possui quadra de esportes coberta, o que melhora, significativamente, a prática esportiva dos alunos”, exemplifica.

Ainda segundo o diretor, a equipe da unidade está contente com a valorização da região por meio da reforma. “Novas salas, refeitório, laboratórios, jardinagem e arborização são alguns pontos da reforma que deixam a equipe motivada e preparada para alcançar as metas de aprendizagem da escola e fornecer uma educação de qualidade para os alunos”, finaliza.

“O Governo do Estado visa ofertar um ensino de qualidade num espaço favorável como este que estamos entregando em Aguiarnópolis”, pontua a secretária de Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim.

As obras de reforma e ampliação do prédio tiveram um investimento de R$2.203.343,62. O processo foi custeado com recursos do Banco Mundial, por meio do PEC.

PEC

O Programa Estrada do Conhecimento (PEC) é parte do acordo de compromisso firmado entre o Banco Mundial/Brasil e o Governo do Estado do Tocantins e tem como objetivo subsidiar o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS – Banco Mundial). No Tocantins, são atendidas unidades escolares estaduais nos municípios de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.

O PEC visa promover educação efetiva e integrada de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e a inclusão social às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social às margens da Rodovia Belém Brasília, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e garantir a permanência do aluno na escola. Também é objetivo do programa estimular a criação de oportunidades de trabalho e geração de renda para alunos e suas famílias.

“O Programa Estrada do Conhecimento é uma iniciativa que vai muito além da adequação estrutural das escolas. O intuito é possibilitar um futuro promissor a essas crianças, jovens e adolescentes destes municípios, por meio da educação e do desenvolvimento social”, frisa a professora Wanessa.

Ônibus para Apae de Nazaré

Ainda durante a solenidade na cidade de Aguiarnópolis, a equipe do Governo fará entrega de ônibus adaptado para o transporte de alunos com deficiência à Escola Especial Bem Viver, APAE do município de Nazaré, para transporte de alunos. A Escola Especial possui um quantitativo de 78 alunos, conforme Censo Escolar de 2017, dos quais 65 serão beneficiados com o transporte como meio de acesso à escola.

Para a secretária Wanessa Zavarese Sechim, a entrega do ônibus à Apae contribuirá para o desenvolvimento da educação no município. “O transporte escolar com acessibilidade influencia diretamente no acesso dos alunos matriculados nas Escolas Especiais, contribuindo para a permanência dos estudantes nas escolas, visando assim, à melhoria da qualidade de ensino e um melhor desenvolvimento pedagógico e inclusão social”, conclui.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSexta remessa de dados do SIOPE e SIOPS deve ser enviada até dia 30 de janeiro, alerta ATM
Próximo artigoPalestra gratuita em Palmas apresenta estratégias da Inteligência Emocional