Prouni - Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas

 

Podem participar do ProUni estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas

Os estudantes que almejam ingressar em universidades privadas brasileiras por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever no processo seletivo a partir da  zero hora desta terça-feira, 31. Estão sendo ofertadas 214.110 bolsas de estudos para o primeiro semestre de 2017. Do total das bolsas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais, em que o governo federal cobre 50% da mensalidade.  O período de inscrições termina às 23h59 (horário de Brasília) do dia 3 de fevereiro.

Para concorrer às bolsas é necessário acessar o site do ProUni e informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso.

Estão aptos a participar do processo seletivo estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem se inscrever professores do magistério da rede pública de ensino que sejam efetivos. Não ter diploma de curso superior e ter alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem 2016 são requisitos para concorrer às bolsas.

De acordo com o Ministério da Educação, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, 70% beneficiados com bolsas integrais.

Fies

A partir de 7 de fevereiro, também estará aberto o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) destinado a financiar estudantes de matriculados em cursos de graduação de instituição de ensino superior não gratuitas. A lista das instituições que aderiram ao programa e os cursos com financiamento disponível já está disponível na página do Fies.

Enquanto cursa a graduação, os estudantes contemplados pelo Fies pagam a cada três meses até R$ 150 referentes à incidência dos juros que são de 6,5% ao ano.  Após a conclusão, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRondonistas apresentam inovações sustentáveis em municípios do Tocantins
Próximo artigoEduardo Siqueira pede licença de 121 dias para cirurgia