Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Anta resgatada em Natividade recebe cuidados no Cetas em Araguaína
    NORTE

    Anta resgatada em Natividade recebe cuidados no Cetas em Araguaína

    Por Norte do Tocantins31 de janeiro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Anta resgatada
    Anta resgatada

    No sentido de socorrer um animal na região do município de Natividade, uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi enviada ao local na madrugada da última quinta-feira, 26, quando chegaram ao lugar antes das 6 horas da manhã. O animal tratava-se de uma anta com cerca de 200 quilos. O mamífero foi encontrado em uma área de uma empresa que está realizando um desmatamento autorizado no local.

    Com auxílio de funcionários da empresa, a bióloga Luciana Costa, da supervisão de Fauna do Naturatins, fez o transporte imediato do animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na cidade de  Araguaína, local que o animal encontra-se sob cuidados veterinários.

    “Ao chegar ao Cetas a anta, que é um adulto macho, recebeu medicamentos por meio de soro e foi recolhida uma amostra de sangue, que foi enviada ao laboratório para análises clínicas”, destacou a veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco.

    A veterinária disse que apesar do animal não apresentar lesões as possibilidades são inúmeras. A anta estava com febre e dificuldades respiratórias. Ela acredita que o período chuvoso, provavelmente favoreceu um quadro de infecção, como a pneumonia. Mas para a supervisora essa enfermidade seria secundária, ou seja, uma consequência. “A causa primária, o motivo da anta não conseguir se movimentar, ainda não sabemos”, salientou.

    A bióloga Luciana Costa relatou que o animal estava em uma região de difícil acesso. Além de muito debilitado, não conseguia ficar em pé e não apresentava nenhum ferimento aparente. “Próximo de onde o animal foi encontrado, havia outros locais com solo compactado, o que poderia indicar que ele estava nesse local há alguns dias”, completou.

    Fauna nativa

    Segundo a veterinária Grasiela, o Cetas está fazendo todo o possível para recuperar o animal, que significa muito para a fauna nativa. “O simples fato de a anta alcançar a vida adulta, já foi uma grande vitória. São animais rústicos, muito adaptados e muito parecidos com equinos. Tanto que se fosse outro mamífero com certeza teria vindo a óbito”. Para a gestora considerando que a anta brasileira está em perigo iminente no cerrado, e já foi extinta na caatinga. Se ela sobreviver as primeiras 24 horas será uma comemoração.

    Diante da ocorrência a bióloga Luciana, considera que o importante é que o animal foi resgatado com vida. “Fizemos a contenção do animal, procedimento necessário para realizar um transporte seguro e evitar intercorrências com o animal e a equipe. E depois o animal foi transportado imediatamente para o Cetas,” finalizou.

    O local e a situação em que estava o animal, foram repassados à supervisão de Fauna do Naturatins, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Natividade, que relatou o incidente.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorQuatro são presos em Axixá por roubo a veículo, formação de quadrilha e porte ilegal de arma
    Próximo artigo Policial envolvido na morte de casal na BR-153 será indiciado por homicídio doloso
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.