Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » MPE notifica Samuel Bonilha por possíveis crimes de desobediência na Saúde
    TOCANTINS

    MPE notifica Samuel Bonilha por possíveis crimes de desobediência na Saúde

    Por Norte do Tocantins26 de janeiro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha
    Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha
    Secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha

    O Ministério Público Estadual (MPE) acionou o Tribunal de Justiça (TJ) para dar início à apuração de dois possíveis crimes de desobediência praticados pelo secretário estadual da Saúde, Samuel Braga Bonilha. Ele teria descumprido duas decisões judiciais, expedidas nos anos de 2014 e 2015.

    O primeiro caso, levado à Justiça pelo MPE, refere-se ao descumprimento de um mandado de segurança que determinou o fornecimento de suplementação nutricional especial a uma criança de três anos de idade, da cidade de Colinas do Tocantins. O segundo caso é sobre a omissão na prestação de informações requisitadas quanto a uma cirurgia, que deixou de ser realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP) por falta de material.

    Os casos foram levados pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, ao Tribunal de Justiça devido ao fato de o secretário possuir foro privilegiado. O PGJ também requereu à autoridade policial que instaure Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar as duas omissões por parte de Bonilha.

    No primeiro caso, a Secretaria Estadual de Saúde teria deixado de fornecer suplementação alimentar à criança, que sofre de paralisia cerebral e apresenta um quadro de risco nutricional, dependendo da dieta especial para sobreviver. No entanto, desde novembro de 2014 o Estado do Tocantins deixou de fornecer a fórmula prescrita à criança.

    O Procurador-Geral de Justiça chegou a questionar Samuel Bonilha, via ofício, sobre o descumprimento do mandado de segurança. Como não houve resposta efetiva, o chefe do Ministério Público Estadual partiu para a esfera judicial.

    O segundo caso refere-se à cirurgia de uma paciente de Araguaína, marcada para acontecer no HGP, mas que terminou não ocorrendo devido à falta de material. O titular da Sesau foi notificado a se manifestar perante a Justiça, para que informasse sobre um eventual reagendamento da cirurgia e sobre a possível aquisição dos materiais necessários à realização do procedimento. Apesar da notificação, Samuel Bonilha também deixou de apresentar as informações requisitadas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorSenar abre inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado
    Próximo artigo Cuidados com o consumo de água são essenciais para controle de conta
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    CONFIRMADO! Rally dos Sertões volta a Porto Nacional volta a Porto Nacional para impulsionar turismo e economia local

    23 de abril de 2026

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.