Encerra nesta sexta-feira, 8, o período de inscrições para os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), de Araguaína, que está ofertando 150 vagas, distribuídas em oito cursos profissionalizantes para alunos que estão no ensino médio.

As inscrições podem ser feitas na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína e o estudante deverá apresentar RG, CPF, comprovante de matrícula e de residência. As aulas estão previstas para iniciar no dia 18 de janeiro.

Há vagas para os seguintes cursos integrados:

Técnico em Restaurante e Bar: Escola Estadual Henrique Cirqueira Amorim.

Técnico em Informática para Internet: Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes.

Técnico em Redes de Computadores: Colégio Estadual Ademar Vicente Sobrinho.

Técnico em Estética: Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze.

Técnico em Telecomunicações: Escola Estadual Vila Nova.

Técnico em Desenho da Construção Civil: Escola Estadual Marechal Rondom.

Técnico em Edificação: Escola Estadual Norte Goiano.

E o curso técnico em Refrigeração e Climatização, que não é integrado, será realizado no Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida.

No caso dos cursos integrados, é necessário que os candidatos possuam o ensino fundamental completo ou médio incompleto e que tenha idade igual ou superior a 18 anos. Para o curso de climatização, o interessado poderá ter idade igual ou superior a 16 anos e deve estar matriculado no 2º ano do ensino médio.

A coordenadora geral do Pronatec no Tocantins, Lúcia Lopes da Silva Oliveira, ressaltou a importância de os jovens não perderem a oportunidade de se capacitar. “No Tocantins, o mercado de trabalho cresce e vem sentindo a falta de trabalhadores qualificados. O ensino técnico é o caminho mais curto para o profissional conseguir ingressar nas diferentes e diversas vagas disponibilizadas por empresas e instituições, além de grande possibilidade de obter boas colocações e melhor reconhecimento”, disse Lúcia.

Pronatec em Palmas

Na Capital, há vagas para o curso técnico em Computação Gráfica e técnico em Redes de Computadores, no Centro de Ensino Médio Tiradentes; para o técnico em Eletroeletrônica, no Centro de Ensino Médio Castro Alves; para o técnico em Comutação (Sistema de telefonia), no Colégio Criança Esperança. Em Palmas, as inscrições serão realizadas até o dia 12, pelo Sistec.

Lúcia Lopes explicou que os alunos, após a matrícula, receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 2,00 por hora/aula, para bancar as despesas com deslocamento e lanche. No Tocantins, atualmente estão sendo ofertados 65 cursos profissionalizantes em todas as Diretorias Regionais de Educação.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria do Pronatec na DRE de Araguaína, pelo telefone 3411-5021 e em Palmas, pelo telefone (63) 3218-6100 e 3218-6128.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE implanta expediente de 6 horas durante o mês de janeiro
Próximo artigoArmas de fogo são apreendidas pela PM em Araguaína e Ananás