Foto: ReproduçãoA edição de janeiro da revista satírica Charlie Hebdo comenta um ano após o atentado na sede da publicação, localizada em Paris. Em 7 de janeiro de 2015, mulçumanos extremistas atacaram a redação da revista e deixaram 12 pessoas mortas.

O cartunista Riss, atual diretor do veículo, ficou gravemente ferido nos ataques e é dele o artigo que fala contra o fanatismo religioso na edição atual da revista, não apenas do fanatismo dos muçulmanos, mas de outras religiões.

Em parte do artigo, segundo a France Presse, o cartunista diz que “as convicções dos ateus e dos laicos podem mover mais montanhas do que a fé dos crentes”. Riss defende de forma ferrenha a laicidade do Estado e critica todos os que queriam a morte da publicação por “ousar rir do religioso”.

Mais de um milhão de pessoas terão acesso a este artigo, pois a edição terá sua tiragem aumentada, sendo distribuída em diversos países.

Um caderno especial trará charges dos cartunistas que morreram nos atentados:  Charb, Honoré, Cabu, Wolinski e Tignous. Outros profissionais também participam da edição especial e algumas personalidades como a ministra francesa da Cultura, Fleur Pellerin; atrizes, como Isabelle Adjani, Charlotte Gainsbourg e Juliette Binoche também assinam artigos na publicação deste mês.

A capa da Charlie Hebdo de janeiro traz na capa a charge de um deus barbudo, com um Kalashnikov e com a veste ensanguentada e o título diz: “1 ano depois, o assassino ainda corre”.   (Informações G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGrupo de presos tenta escapar da prisão serrando grade da cadeia de Augustinópolis
Próximo artigoGoverno não apresenta proposta para as demandas dos servidores da saúde e greve continua