Deputado federal César Halum (PRB-TO)
Deputado federal César Halum (PRB-TO)
Deputado federal César Halum (PRB-TO)

O deputado federal César Halum (PRB-TO) emitiu requerimento de urgência para apreciação no plenário do Projeto de Lei 5438/13, que transforma em dispositivo da Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) a obrigatoriedade de que as empresas de telefonia móvel encaminhem gratuitamente as mensagens de texto destinadas aos serviços públicos de emergência.

Resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicada em abril de 2011 (564/11) já determina que as operadoras transmitam essas mensagens, conhecidas como torpedos ou SMS, sem cobrar nenhum valor dos usuários. No entanto, César Halum alega que “o recurso ainda está disponível para poucos privilegiados”, e por isso entende que seja necessário consolidar a regra em lei.

Para o deputado, a medida beneficia especialmente os deficientes físicos que não podem usar chamadas de voz para entrar em contato com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil, entre outros serviços de emergência. Ele ressalta que a proposta “está em harmonia com o princípio constitucional que assegura aos portadores de necessidades especiais o direito de integração à vida comunitária e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAspol convoca Polícia Civil para cobrar do Governo compromissos de campanha
Próximo artigoNorte e extremo norte do Tocantins receberam grandes benefícios em 2013