Com uma escrita ousada, unindo literatura e jornalismo, a escritora e jornalista Lauane dos Santos lança o livro-reportagem ‘Banca Exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas’, nesta sexta-feira, 10, às 19 horas, em formato on-line. O projeto foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2019) da Fundação Cultural de Palmas.

Com 117 páginas, o livro narra a história de dez feirantes da Feira da 304 Sul, passando por suas origens, tudo que aprenderam e ensinaram sobre a vida na feira, pela forma de chamar a atenção e conquistar a clientela, até os detalhes sobre a parte visual de cada banca. A obra expõe como é ser feirante em Palmas e como os entrevistados promovem suas bancas e ganham dinheiro.

A autora conta que a obra foi escrita em 2017, a princípio como trabalho de conclusão de curso em Jornalismo, mas foi incentivada a publicar as histórias. “Eu escrevi, diagramei e editei Banca Exposta sozinha para apresentar aos professores da Universidade. Lembro que no dia a sala estava lotada de amigos e pessoas próximas e muitos se emocionaram ao conhecerem um pouco das histórias dos feirantes. Os professores e amigos disseram que eu não podia engavetar a obra, então corri atrás desse sonho de escritora iniciante”, conta.

No ano seguinte, a obra conquistou o prêmio de Melhor Livro-reportagem da região Norte pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) e, sem recursos para publicar o livro por conta própria, Lauane se inscreveu no edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Palmas (Promic 2019) e foi contemplada com o patrocínio para publicação e circulação da obra.

“Quando estava entrevistando os feirantes, me emocionei por diversas vezes, vivi sentimentos intensos de alegria, tristeza e afeto ao ouvir a história de vida deles. Com isso, tudo que eu queria era escrever e narrar essas histórias de uma forma que o leitor pudesse sentir pelo menos metade do que eu senti ao conhecê-las. Por isso lutei nestes quatro anos para publicar o livro a fim de que mais pessoas possam conhecer essas pessoas que ajudam a manter viva a cultura das feiras em Palmas, o que só está sendo possível graças ao patrocínio cultural da Prefeitura Municipal”, complementa a autora.

Um dos entrevistados e personagem principal da história do capítulo ‘A feira o escolheu’, Erivan Ferreira, vendedor de brinquedos na Feira da 304 Sul, conta sobre a sensação de fazer parte da obra. “Nunca imaginei ter minha história contada em um livro, foi uma surpresa ver que momentos marcantes da minha vida estão nele e contados de um jeito tão bonito, também a história do nosso trabalho, das feiras que colocam o alimento na nossa casa. Eu gostei muito de ter participado, se eu vier a morrer, meus filhos vão saber quem eu fui, vão saber minha história porque está divulgado aqui”, destacou o feirante durante a entrega de exemplares aos entrevistados na Feira.

O lançamento, com a presença do orientador do livro à época e convidado especial do evento, professor Doutor Wolfgang Teske, ocorrerá pelo Instagram @bancaexpostaolivro. Depois do lançamento oficial, o livro poderá ser adquirido por R$ 34,90 na Livraria Leitura ou diretamente com a autora pelos canais oficiais como Instagram e WhatsApp; além de ter o E-book à venda na amazon.com.br por R$ 24.99.

Oficinas e doações de livros

O projeto de publicação do livro ‘Banca Exposta’ aprovado pelo Promic 2019 também contempla a realização de oficinas sobre o processo de escrita e publicação de um livro para estudantes de Palmas, do ensino fundamental, médio, superior e Universidade da Maturidade. As oficinas estão ocorrendo desde o início de setembro e podem ser acompanhadas pelas redes sociais oficiais do projeto. Também estão sendo doados 100 exemplares do livro para as bibliotecas de Palmas.

Serviço

Lançamento do livro-reportagem Banca Exposta

Data: Sexta-feira, 10 de setembro

Horário: 19 horas

Onde: On-line pelo Instagram oficial @bancaexpostaolivro

O evento contará com a interpretação de dois intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a fim de ser acessível às pessoas com deficiência auditiva.

Além de disponível para comercialização, o livro também pode ser encontrado nas bibliotecas municipais de Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMesmo após pedido de Bolsonaro, caminhoneiros que apoiam o presidente mantêm bloqueios em rodovias
Próximo artigoHomem de 33 anos é preso em Palmas suspeito de executar esposa com tiro na cabeça