atendimento na unidade movel de saude em araguatins
atendimento na unidade movel de saude em araguatins
atendimento na unidade movel de saude em araguatins

A 2ª Carreta da Saúde – “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” do Governo Federal irá atender 64 municípios da região Norte do Tocantins, facilitando a vida de diversas mulheres que moram na localidade inclusive Araguatins. Uma delas é a dona Maria Dinorá Santos, 62 anos, que nunca fez exame de mama é será atendida na carreta, onde poderá fazer ainda ultrassonografia e preventivo do colo do útero.

A segunda Carreta foi entregue nesta sexta feira, 16, pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Unidade móvel já iniciou os atendimentos na cidade.

Outra beneficiada pela Carreta é dona Antonia Maria da Silva, 62 anos moradora do Assentamento PA Maringa, da cidade Araguatins. Ela também nunca fez exames preventivos. “Já tive 10 filhos em casa, nunca fiz nenhum preventivo. A gente que mora na zona rural tem dificuldade de fazer os exames, e muitos não tem aqui na cidade, com a carreta fica mais fácil venho aqui e faço tudo que preciso”, disse Antônia.

Esta é a segunda Unidade Móvel entregue no Estado pelo Governo Federal. A primeira carreta foi entregue no mês de maio e está atendendo a região central do Estado, onde já foram realizados mais seis mil exames. A carreta já passou pelos municípios de Palmas, Lagoa da Confusão, Silvanópolis, Santa Rosa, Pindorama, Ponte Alta do Bom Jesus e Combinado, Aurora do Tocantins, Cristalândia e Arraias.

As carretas facilitam a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, podendo aumentar em 90% as chances de cura da paciente.

A entrega aconteceu na Câmara Municipal de Araguatins com a presença da população.

Como funciona

A carreta atenderá todas as mulheres em diversas faixas etárias para rastreamento do câncer em mulheres. A mamografia é para mulheres na faixa etária de 45 a 69 anos, priorizando quem nunca se submeteu ao exame, quem o fez há mais de 02 anos, quem tem mãe, irmã ou filha com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer faixa etária e mulheres com história familiar de câncer de mama masculino.

O exame preventivo é indicado para as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual. O exame de ultrassonografia de mama deve ser realizado somente sob solicitação médica por escrito.

Os agendamentos estarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, para as mulheres acima de 45 anos os agendamentos são feitos diretamente na Carreta, pois nesta faixa etária não necessita de encaminhamento médico para realizar os exames ofertados.

O resultado dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias.

A Carreta tem capacidade de realizar 50 mamografias, 50 ultrassonografias e 50 coletas de exames preventivos de câncer de útero por dia.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem com uma garruncha e moto sem documento é preso em Araguatins
Próximo artigoPalestina do Pará e Água Azul do Norte terão eleições este ano