Começa nesta sexta-feira, 2, o 5° Acampamento da Juventude Petista do Tocantins na Praia de Porto Franco, no município de Couto de Magalhães a cerca de 300 km de Palmas. As atividades iniciam às 19h com apresentação cultural do grupo de quadrilha local Rasga Saia, que precede a mesa de abertura programada para as 20h com a presença de lideranças regionais e nacionais do partido dos trabalhadores.

O secretário estadual da JPT, Domingos Santos, destacou que a realização de atividades de formação política e integração da juventude petista “são fundamentais para contribuir com uma formação crítica dos jovens petistas por meio de debates sobre temas relevantes como a redução da maioridade penal e os direitos humanos e a aprovação do estatuto do estatuto da juventude” disse Santos.

Para o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, a organização de eventos como este para promover a formação política da juventude petista tocantinense “evidencia que o PT está fazendo sua parte para contribuir com a renovação e a construção de uma nova cultura política no Estado” apontou Nogueira que ainda ressaltou “a formação de uma juventude crítica e atuante é o primeiro passo para romper com as velhas práticas autoritárias e coronelistas que ainda vivenciamos no Tocantins” disse o presidente.

Formação Política

As atividades de formação política irão acontecer no sábado, 3, e vão abarcar palestras e grupos de trabalho temáticos. A primeira palestra com o tema “A redução da maioridade penal e os direitos humanos” terá como debatedores a Superintendente da Mulher Direitos Humanos e Equidade de Palmas Gleidy Braga e o Secretário Estadual de Direitos Humanos do Mato Grosso Valdemir Pascoal, que também fará o lançamento do livro “O Novo Patamar da JPT” de sua autoria em parceria com Leopoldo Vieira. Para coordenar a mesa foi convidada a diretora estadual de mulheres da JPT Aline Kelly Lopes.

O evento vai contar ainda com a participação do Secretário Nacional da Juventude do PT, Jefferson Lima, para ministrar palestra sobre “Os 10 anos do Governo Lula e Dilma e a aprovação do Estatuto da Juventude” junto com o Vereador de Colinas Professor Júnior e com a coordenação da Presidente da Câmara Municipal de Paraíso Vanessa Alencar.

Programação Cultural e Esportiva

Durante o evento também serão realizadas atividades culturais como a apresentação de quadrilhas e o Luau da Juventude com a banda Mistura Paraense no dia 02/08 e a realização de show com artistas locais na Praia de Porto Franco no dia 03/08. O domingo, 4, está reservado para a realização de campeonato de vôlei e beach soccer masculino e feminino entre as delegações participantes do 5° Acampamento da Juventude Petista.

Programação

Dia 02/08/2013

19h- Apresentação Cultural do Grupo de Quadrilha Rasga Saia

20h- Mesa de Abertura

22h – Luau da Juventude com o Show da Banda Mistura Paraense

Dia 03/08/2013

9h- Mesa: A Redução da Maioridade Penal e os Direitos Humanos

Debates: Valdemir Pascoal – Secretário Estadual de Direitos Humanos do Mato Grosso e Gleidy Braga – Superintendente da Mulher Direitos Humanos e Equidade de Palmas

Coordenação da Mesa: Aline Kelly – Diretora de Mulheres da JPT Tocantins

11h- Lançamento do Livro O Novo Patamar da JPT – Valdemir Pascoal e Leopoldo Vieira

15h- Grupos de Trabalho

-Gênero e Diversidade – Amanda Teixeira e Dani Braga

-Combate ao Racismo – Elis Raik e Vinicius Albernaz

-Educação- Tarcisio Vasconcelos e Ana Cléia

-Meio Ambiente – Robson Souza e Uelder Silva

-Juventude Rural – Jeocastria Santos e Willian Wanderley

19h – Mesa: Balanço dos 10 anos do Governo do Governo Lula e Dilma e o Estatuto da Juventude

Debatedores: Jefferson Lima – Secretário Nacional de Juventude do PT

Professor Junior – Vereador em Colinas do Tocantins

Coordenação da Mesa: Vereadora Vanessa Alencar – Presidenta da Câmara Municipal de Paraíso

20h30min- Apresentação Cultural com artistas locais na Praia de Porto Franco

Dia 04/08/2013

8h- Torneio de Beach Soccer e Vôlei masculino e feminino

15h – Premiação e Encerramento. (Fonte: Assessoria de Comunicação Partido dos Trabalhadores do Tocantins)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorManifestantes fecham acordo com DNIT e encerram protestos na Transamazônica
Próximo artigoBandidos assaltam e levam caminhão na Transamazônica