Em evento que reuniu mais de 3 mil beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Pioneiros Mirins e Tocantins sem Fome, o vice-governador João Oliveira assinou com os prefeitos de Araguatins e mais 11 municípios da região o termo de “Pactuação Técnica do Pronatec Tocantins sem Miséria e outros Programas Sociais”. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 15, no Colégio Professora Maria de Lourdes em Araguatins. Com a assinatura do Termo os municípios passam a ter acesso a ações de qualificação profissional e inclusão produtiva voltadas para a população inscrita em programas sociais federais e estaduais.

Uma das principais ações disponibilizadas com o Termo é o “Pronatec Tocantins sem Miséria” que oferece cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas. A capacitação é oferecida em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são gratuitos e os beneficiários recebem alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares.

Para a prefeita de Buriti do Tocantins, Rúbia Amorim, a iniciativa é o grande incentivo que a região precisava para se desenvolver e deixar a condição de extrema pobreza: “Somos uma região muito rica em recursos, mas para que possamos nos desenvolver são necessárias ações concretas como essa que dão oportunidade de formação aos nossos jovens e valorizam esse potencial” Afirmou a prefeita.

Pronatec no Bico do Papagaio

Na região contemplada nesta quinta-feira os municípios que já estão oferecendo os cursos do Pronatec Tocantins sem Miséria são: Araguatins, com 160 vagas em 4 diferentes cursos, Axixá do Tocantins, 50 vagas, São Miguel, 32 vagas, e Sítio Novo com 32 vagas.

Em Araguatins, os cursos irão atender 160 famílias como a de Poliana Cirilo, dona de casa, mãe de duas crianças e que conta com o Bolsa Família para complementar o sustento da casa. Poliana ficou sabendo dos cursos pela rádio da cidade e não perdeu a oportunidade: “Eu trabalho em casa, mas com essa capacitação posso aprender mais, me desenvolver e conseguir um trabalho. Estou animada” Comemora a aluna do curso de Embutidos e Defumados oferecido pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Araguatins.

Durante o evento de pactuação as famílias inscritas no cadastro único da assistência social – o CadÚnico, realizaram uma pré-incrição para participarem dos cursos do Pronatec.

Ações disponibilizadas

Além do Pronatec – Tocantins sem Miséria, o Termo de Pactuação vai oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.

Municípios contemplados na ação

Araguatins – Augustinópolis – Axixá do Tocantins – Buriti do Tocantins – Carrasco Bonito – Esperantina – Praia Norte – Sampaio – São Bento do Tocantins – São Sebastião do Tocantins – São Miguel do Tocantins – Sitio Novo.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMP adita novas denúncias contra Loira Fatal e requer prisão da acusada
Próximo artigoFTF consegue isenção de taxas na CBF e beneficia times tocantinenses