900 (1)Parte de um grande pacote de obras de infraestrutura viária, o Programa de Assistência aos Municípios (PAM) melhora o acesso de estradas vicinais e a vida das pessoas que dependem destas vias como acesso às cidades onde moram e para escoamento da produção. Na região do Bico do Papagaio, primeira atendida pelo programa, a meta é levar o maquinário de recuperação e limpeza viária da Agência de Máquinas e Transporte do Estado (Agetrans) aos 25 municípios no extremo norte do Tocantins.

Já nesta quinta-feira, 8, o governo do Estado lança oficialmente, em Itacajá e Goiatins, a expansão do PAM para os municípios da região Norte do Estado. A meta é atender os 44 municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado. Pela manhã, às 9h, o PAM será lançado em Itacajá; e às 16h o programa terá início no município de Goiatins.
Conforme números da Agetrans, até o momento foram recuperados mais de mil quilômetros de estradas vicinais em 12 cidades atendidas pelo programa na região. Atualmente as frentes de serviço da Agência estão trabalhando nos municípios de Augustinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Sítio Novo do Tocantins.
De acordo com o presidente da entidade, Kaká Nogueira, as obras beneficiam também as crianças, que ganham uma tranquilidade a mais para chegar até a escola. “Este programa está sendo muito bom, porque estamos conseguindo atender diretamente as necessidades dos municípios. Foi a solução que o governo do Estado encontrou, inclusive, para reestabelecer o transporte escolar”, completou.
O trabalho é feito em parceria com as Prefeituras, que assinam termo de cooperação técnica com o governo do Estado para receber as patrulhas mecanizadas. “Nós estamos agora na terceira rodada do PAM no Bico do Papagaio e temos recebido uma resposta muito positiva dos prefeitos que têm nos dado um grande apoio”, afirmou o presidente da Agetrans.
Próxima etapa
Iniciando uma nova etapa do Programa de Assistência aos Municípios, o governo do Estado lança nesta quinta-feira o PAM na região Norte do Estado. Nesta expansão do programa, serão atendidos 44 municípios das Regionais de Araguaína e Guaraí. Desta forma, serão destinadas para a recuperação da malha vicinal destes municípios, cinco patrulhas mecanizadas, contendo seis equipamentos cada para a Regional de Guaraí; e quato patrulhas mecanizadas, também com seis equipamentos, para a regional de Araguaína.
Obras
As patrulhas mecanizadas e os operadores permanecem até 15 dias em cinco municípios simultaneamente realizando obras de acordo com as demandas apresentadas pelos prefeitos a partir de consultas públicas. A Agetrans disponibiliza para as obras, as patrulhas mecanizadas e os operadores do maquinário.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPara Ataídes, Sistema S “pode e deve” ajudar os “jovens nem nem”
Próximo artigoExame feito nos EUA diz que Isabella Nardoni não foi esganada por pai e madrasta