Foto: Governo do Tocantins

Em ofício enviado à Procuradoria da Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), a Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau), informa que atendeu à Recomendação do Ministério Público Federal (MPF), quanto às medidas emergenciais para providenciar a regularização dos serviços de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A Sesau encaminhou uma ata de reunião com a participação da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Regional de Medicina (CRM), onde foram definidas medidas para assegurar a assistência especializada no atendimento às urgências e emergências no tratamento de doenças cardíacas. Dentre elas, a disposição do CRM em conceder registro médico provisório por até 90 dias para recrutamento de médico de outros estados.

A Secretaria informou ainda a contratação de médico cardiologista que será responsável pela realização de cateterismos e angioplastias de emergência na Hemodinâmica do HGP. A Sesau também confirma que continua buscando em outros estados, profissionais médicos para contratação temporária. Além disso, a Secretaria vai elaborar um cronograma para chamamento público, credenciamento e realização de concurso para suprir estas necessidades.

Entenda – O MPF expediu no dia 9 de novembro, uma recomendação para que o Governo do Tocantins regularize o atendimento do Setor de Urgência e Emergência dos Serviços de Hemodinâmica do HGP. Isso porque os dois médicos responsáveis pelos procedimentos, Ibsen Trindade e Andrés Esteva, foram presos pela Operação Marcapasso, apontados como os principais articuladores no esquema de fraude de licitação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais, na área da cardiologia, em troca de propinas a médicos do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFirme no propósito rumo ao Palácio Araguaia, Amastha envia assessores para acelerar alianças em Araguaína
Próximo artigoJustiça condena acusada de traficar mulheres do Estado para exploração sexual na Europa