As oficinas iniciaram nesta terça-feira, 12 e encerram amanhã, 15/12
As oficinas iniciaram nesta terça-feira, 12 e encerram amanhã, 15/12

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove em Augustinópolis oficinas sobre o Protocolo do Fogo, para 11 municípios da região do Bico do Papagaio, o evento ocorre entre os dias 12 e 15. As prefeituras beneficiadas são de Axixá, São Sebastião do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, São Bento, Aguiarnópolis, Esperantina, Maurilândia, Buriti do Tocantins, Itaguatins e Augustinópolis. As capacitações estão acontecendo no auditório da Câmara Municipal e tem como objetivo transformar os participantes em educadores ambientais. Estão participando das oficinas prefeitos e secretários de Meio Ambiente.

Para transformar os participantes em multiplicadores, ou seja, educadores ambientais, a instrutora e educadora ambiental, Nelma Mota destacou que, para reduzir os índices de incêndios florestais no Estado e tirar o Tocantins do ranking de 1º ou 2º lugar em queimadas, como aconteceu neste ano, é necessário ocorrer uma mudança de paradigma. “Somente uma mudança de comportamento irá contribuir com a redução dos focos de calor. Este ano tivemos prejuízos irreparáveis, com morte de animais e inclusive com o óbito de uma pessoa. Temos que mudar estas estatísticas”, declarou.

O secretário de Meio Ambiente de Augustinópolis Fernando Cardoso afirmou que a capacitação coletiva é mais interessante. O gestor disse que antes era realizada individualmente, mas hoje com outros secretários ambientais juntos, propicia maior integração. “No nosso caso o Protocolo do Fogo, vai nos auxiliar nas queimadas na zona rural que vem devastando as propriedades. Depois de montar as estratégias teremos mais ferramentas para trabalhar com os moradores, a fim de diminuir os índices de queimada. Além de pontuar para o ICMS Ecológico”, considerou.

Durante a abertura ocorrida no dia 11 esteve presente no evento, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves de Castro, Júlio Oliveira, prefeito de Augustinópolis, o prefeito de Praia Norte, Ho Che Mim Araújo e a prefeita de Maurilândia, Leoneide Conceição.

Segundo o historiador e educador ambiental, Rodrigo Casado de Freitas a capacitação teve início na segunda-feira, 11, às 19h, e encerrará amanhã, sexta-feira, 15. “Os secretários que estão participando das oficinas irão oficializar a adesão ao Protocolo do Fogo, no dia 21 de dezembro, às 15h, no auditório do Igeprev, em Palmas, quando irão assinar o documento”, adiantou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo Siqueira define emendas para 2018; R$ 1,6 mi são para Saúde
Próximo artigoIBGH e RENAPSI levaram alegria para crianças internadas no Hospital Municipal de Araguaína