A deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) é contra a transposição do Rio Tocantins. Em entrevista à imprensa esta semana, a parlamentar criticou a proposta. “Não podemos sacrificar a bacia hidrográfica do Tocantins num projeto que pode custar muito caro, e nem sabemos se funcionará. Há alternativas que não nos sacrifiquem”, destacou Luana.

De acordo com Luana, a transposição pode causar uma crise hídrica no Estado, afetando as comunidades ribeirinhas e trazendo prejuízos ambientais e econômicos. “Não se descobre um santo para cobrir outro. Isso não se justifica”, disse.

A proposta polêmica é do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e vem sendo amplamente discutida no Legislativo tocantinense por se tratar da transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco, num percurso de 733 km entre o Tocantins e o Rio Preto, na Bahia, vinculado à bacia do São Francisco. O projeto de lei nº 6569/2003 já foi aprovado na Câmara e está no Senado. “A população do Tocantins precisa se unir para tirar esse projeto da pauta”, conclamou.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.