Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A comprovação da vacinação contra febre aftosa encerra na quarta-feira, 20. Nesta segunda fase da campanha, a previsão é que tenham sido vacinados cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), com até 24 meses de idade, declarados na etapa de maio. Mesmo o produtor rural que não tiver animais na faixa etária indicada terá que obrigatoriamente declarar os animais existentes na propriedade rural, nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), presentes em todo o Estado.

A II etapa ocorreu de 1º a 30 de novembro e foi prorrogada por mais 10 dias, visando atender as solicitações dos produtores rurais afetados pela seca prolongada. “A extensão do prazo é uma excepcionalidade que possibilitou que todos tivessem mais tempo para vacinar o rebanho. Nosso objetivo é continuar preservando a sanidade dos animais e avançar, em um futuro breve, para o status sanitário livre da doença sem vacinação”, avaliou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, após o término da comprovação é feito um levantamento dos inadimplentes para garantir que todo o rebanho seja imunizado “Nossa equipe notifica o produtor faltoso e agenda a vacinação acompanhada, onde tem a presença de técnico da Agência”, explica. A multa para quem deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Índices

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, o índice de cobertura vacinal foi de 99,54% do rebanho de bovídeos, ou seja, dos 8.686.718 de animais existentes, 8.647.000 receberam a dose da vacina. Há vários anos, a meta atingida pelo Tocantins está acima da preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é a cobertura vacinal de 90% dos animais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEmpresas do comércio poderão abrir no período natalino até às 22h
Próximo artigoPor 97,69% dos votos prestação de contas de 2016 do sisepe é aprovada