Presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro
Cleiton Pinheiro
Cleiton Pinheiro

Vinte e cinco anos não são vinte e cinco dias. E após todo esse tempo podemos nos orgulhamos em saber que a nossa trajetória, marcada por luta, força e resistência, faz parte da história do próprio Estado do Tocantins.

Criado no dia 05 de dezembro de 1991, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), hoje está consolidado. Temos mais de doze mil filiados, entre servidores estaduais e municipais. Temos a sede administrativa na Capital e mais quatro regionais localizadas nos municípios de Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga. Além disso, nossa sede recreativa, que ainda está em construção, oferecerá academia, salão de eventos, área de lazer com quiosques, quadra poliesportiva, piscinas, salão de jogos, playground, bar e hotel para filiados.

Mas nem sempre foi assim. Só a partir de 2007 conseguimos estabelecer avanços importantes como a criação de um site institucional – um canal de comunicação sólido e direto com os filiados – e uma política interessante de benefícios para os servidores. O resultado? O Sindicato saltou de 350 para mais de doze mil filiados. Um trabalho que não foi construído da noite para o dia e que exigiu esforço, dedicação e muito empenho.

No ano em que o SISEPE-TO completa seus 25 anos, além de fazer uma avaliação do caminho que percorremos e onde chegamos, precisamos avaliar a história do nosso próprio Estado. Apesar de todas as conquistas ao longo desse período, chegamos a este aniversário e ao fim de 2016 sem ter o que comemorar.

Fechamos o ano sem o pagamento das progressões e passivos de 2015 e sem a implantação da data-base de 2016. Ficamos 106 dias paralisados, fomos às ruas, fizemos nossas reivindicações e lutamos por nossos direitos. Mas, infelizmente, do outro lado, encontramos um governo que não esteve disposto a dialogar. Um governador que não quis sentar à mesa e que não apresentou uma solução para a categoria.

De 2009 para cá, por mais melhorias e benefícios que o SISEPE tenha alcançado e proporcionado aos filiados, fomos impactados pelas turbulências ocorridas na administração estadual. Foram quatro governadores diferentes em oito anos. Mudanças que contribuíram para o descumprimento de direitos dos servidores e para a falta de diálogo. Passamos por transições que aumentaram a dificuldade de se construir um relacionamento com os gestores, prejudicando assim a conquista de garantias que nos são resguardadas por lei.

Mesmo assim, crescemos. Continuamos nossa luta em um trabalho diário de superar cada barreira, cada confronto. Fortes. Afinal, depois de vinte e cinco anos não poderia ser diferente.

Certos de um futuro melhor, continuaremos aqui, prontos para reivindicar, enfrentar as adversidades e superar as dificuldades. Obrigado a todos que ajudaram a escrever essa história de que tanto nos orgulhamos. Daqui, permanecemos com apenas uma certeza e uma grande missão: o trabalho incansável em prol do servidor público.

Cleiton Pinheiro
É presidente do SISEPE-TO

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUnirG abre inscrição para seleção de professor de Engenharia Civil
Próximo artigoAtaídes Oliveira consegue habilitação da UPA de Tocantinópolis