Oitiva das Operadoras
Oitiva das Operadoras

Ouvidas na manhã desta sexta-feira,13, pelos membros e integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que averigua a qualidade do serviços de telefonia prestado nos Tocantins, as quatro operadoras que atuam no Estado fizeram o compromisso de ampliar os trabalhos para melhorar estes serviços.

Durante a Audiência, foi apresentado aos representantes das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, um relatório com as informações obtidas durante as viagens ocorridas em 14 munícipios tocantinenses, onde a CPI da Telefonia ouviu as reclamações dos moradores, usuário dos serviços.

Conforme os dados apresentados, nas 14 cidades, o maior problema identificado foi a indisponibilidade do serviço. Tal reclamação, foi a mais citada em 11 cidades. Em outras três, Paraíso, Pedro Afonso e Caseara as principais reclamações foram com relação ao Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC), a expiração dos créditos sem utilização e a interrupção da ligação, respectivamente.

O relatório apontou ainda, a operadora Oi como a mais citada pelos usuários em todas as localidades. A maioria das reclamações foram com relação à indisponibilidade de serviço, tempo limite para uso do crédito, não funcionamento do SAC e Interrupção da ligação. Na sequência, pelos mesmos motivos, aparecem a Claro, Vivo e Tim.

Alguns problemas específicos como o do município de Tocantinópolis, onde os moradores reclamam por pagar uma tarifa de interurbano ao fazer uma ligação local, uma vez que a cidade faz divisa com Porto Franco no Maranhão, também foi citado na explanação.

Após tomar conhecimento dos problemas, os representantes apresentaram os investimentos em estrutura realizados pelas empresas no Tocantins e explicaram alguns problemas com relação a queda de sinal, que segundo eles, ocorrem por diversos fatores como por exemplos, os meteorológicos.

O Assessor Executivo da Diretoria de Relações Institucionais da Empresa Oi, João Antônio Tavares, explicou que o grande número de reclamações da operações se deve a grande ofertas de serviços prestados. “Nesta amostragem que foram feitas nestes 14 municípios, a OI está presente não só como telefonia móvel, mas também, como Telefonia fixa e Banda Larga. A operadora atende também os orelhões, só de orelhões são mais de 3.700; Dos 130 mil clientes que temos da telefonia fixa, 106 mil concentram nestes 14 municípios. Como a amostragem foi feita não apenas da telefonia móvel, logicamente o volume, cobertura e a presença da Oi nestas cidades foram mais elevadas”, justificou.

Tavares reforçou ainda, que a empresa vai buscar soluções para os problemas apontados. “Sabemos que temos muitas coisas para melhorar, Nós vamos nos aprofundar neste trabalho que foi feito pela CPI, que isso ira nos dá muito suporte e entender os problemas que existem naquela localidade e atuar para resolver esses problemas”, acrescentou.

Para a Presidente da CPI da Telefonia, a deputada estadual Josi Nunes(PMDB), a audiência com as operadora foi muito positiva. “Na minha avaliação foi muito positiva. Eles[Representantes das Operadoras] perceberam os problemas, mostraram que há investimentos, mas o consumidor está insatisfeito. E eles demonstraram uma disponibilidade muito grande de receber esses dados e trabalhar em cima deste problemas”, avaliou.

A deputada comentou sobre o Pacto das Atenas que deverá ser realizado em fevereiro do ano que vem, quando a Assembleia retomar os trabalhos legislativos. “Um dos questionamentos das operadoras é que para expandir o sistema precisa ter estrutura e que não tem uma legislação clara com relação a instalação das torres. Uma pessoa só que falar que não deseja uma torre em determinado lugar, ela não é instalada. Então, a CPI encerra os trabalhos, mas nós vamos criar um grupo de trabalho da CPI , para que em fevereiro possamos criar o Pactos da Antenas em parceria Assembleia Legislativa, Ministério publico Procon e defensoria publica com prefeitos e vereadores”, adiantou.

Participaram da Audiência o Presidente da Casa de leis, Sandoval Cardoso(SDD) juntamente com os deputados Carlão da Saneatins(PSDB), Eli Borges(PROS) e Marcelo Lelis(PV), que é também um dos membros da comissão. Também estiveram presentes, o Diretor do Procon Tocantins, Ducélio Stival e Coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, Edivan Carvalho Miranda.(Maria Antônia Perdigão)

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