Deputada federal Josi Nunes
Deputada Federal Josi Nunes

Foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, a lei que facilita o acesso  de mulheres na realização de exames preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero.

A proposta de autoria da deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) prevê a elaboração de estratégias comuns entre os órgãos do governo para que o atendimento chegue a mulheres com dificuldade de acesso às ações de saúde devido a barreiras sociais, geográficas ou culturais.

No projeto de lei original, a tocantinense citava especificamente a vinculação com o programa Bolsa Família, porém este item foi alterado no substitutivo apresentado pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC).

Conforme o texto aprovado, a responsabilidade pela busca ativa será das redes de proteção social e de atenção básica à saúde, ou seja, cabe ao Ministério da Saúde regulamentar  o processo de “busca” de pacientes para a realização dos  exames.

A medida foi a medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 28, em adição à Lei nº 11.664 de 29 de abril de 2008.

De acordo com a lei de 2008, é garantida a assistência integral à saúde da mulher, inclusive ações educativas sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e controle dos cânceres; o exame citopatológico do colo uterino a todas aquelas que já iniciaram a vida sexual, independentemente da idade; o exame mamográfico a partir dos 40 anos de idade; e o encaminhamento a serviços de maior complexidade daquelas mulheres cujos exames mostraram alterações.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorInscrições para estágio em Jornalismo ou Publicidade encerram dia 05 em Palmas
Próximo artigoPrefeitura de Goiatins pagou R$ 148 mil por aparelho de raio-x que não foi entregue