Guaraí
Serão R$ 2 milhões para apoio à primeira etapa da obra de implantação do Parque Industrial do município de Guaraí

O Governo do Tocantins destinará R$ 2.072.607,53 para apoio à primeira etapa da obra de implantação do Parque Industrial do Município de Guaraí. O recurso é oriundo do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e o aporte foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (CDE-TO) – órgão colegiado vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Seden, Eremilson Leite, a aprovação está alinhada com a estratégia do Governo do Estado de promover o desenvolvimento econômico regional e contribuir para a geração de emprego e renda. “Guaraí é uma cidade polo, de uma região de 30 municípios, e o parque deve abrigar empresas importantes para a encomia dessa região”, destacou.

Eremilson informou ainda que já existe uma lista de empresas locais cadastradas interessadas em se instalarem de imediato. “Estamos aguardando a conclusão da parte documental, por parte da prefeitura de Guaraí, para que possamos viabilizar o recurso e dar início ao processo licitatório para a contratação da empresa que vai realizar as obras”, acrescentou.

A construção do Parque Industrial de Guaraí é uma das principais demandas do centro-norte para o fortalecimento econômico regional. O projeto voltou ao centro das discussões durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, realizado pela Seden no município nos dias 23 e 24 de maio. No encontro, o parque foi apontado como uma ação prioritária para a região e, desde então, o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a efetivação do projeto.

 CDE-TO

A aprovação do aporte financeiro para a realização da primeira etapa de implantação do Parque Industrial se deu durante a 78ª reunião ordinária do CDE-TO, realizada na sala de reuniões da Seden, na última terça-feira, 31.

O Conselho é composto por 11 membros representantes da iniciativa pública e privada, e é responsável pela administração dos programas de benefícios fiscais e por gerir o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (FDE). O fundo é um suporte financeiro, oriundo da arrecadação de 0,3% do faturamento incentivado das empresas beneficiadas com incentivos fiscais estaduais.

 O parque

O Parque, localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí, será implantando numa área da prefeitura com 242 mil m² e contará com 71 lotes divididos em quatro quadras.  As empresas a serem instaladas contarão com incentivos fiscais, infraestrutura planejada e fácil acesso a rodovia federal.

A proposta é que o parque contribua para a geração de empregos diretos e indiretos, e ainda, crie oportunidades de negócios relacionados ao próprio parque como a implantação de serviços de alimentação e transporte.

A obra de implantação será realizada em três fases. A primeira abrangerá serviços de pavimentação de trecho de 22,1 mil m² e 900 m de drenagem de 15 lotes.  Na segunda etapa está prevista a pavimentação de 28 mil m² e rede de drenagem de 1020 metros de 25 lotes. E, na última etapa, a pavimentação de 14,5 mil m² e 1140 m de drenagem de 31 lotes.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAbertura oficial da campanha contra febre aftosa será em Figueirópolis
Próximo artigoPrograma de Microcrédito do Banco da Amazônia completa 10 anos