A equipe da Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participou nesta terça-feira, 7, no município de Araguaína,  da   3ª reunião itinerante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELC).  O evento aconteceu na Câmara Municipal. O encontro, aberto à comunidade, teve como objetivo debater a destinação dos resíduos sólidos e a atuação dos catadores e cooperativas.

De acordo com coordenador do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Adão Maia, a finalidade do encontro foi discutir a reativação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Araguaína, que está paralisado. Ele disse que essa iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de debater a questão dos resíduos sólidos do município.

“Tivemos a participação do secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Ângelo Marzola Júnior, que nos explicou as demandas que Araguaína tem relacionadas ao meio ambiente, principalmente relativas aos resíduos sólidos. Os participantes também demonstraram a preocupação com os resíduos e também foram abordadas especialmente as potencialidades que o município tem com os resíduos”, considerou.

Segundo a educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, na palestra ministrada por ela, a intenção foi sensibilizar os participantes quanto à importância da separação, coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

A técnica também destacou as atividades desenvolvidas pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguaína. “Eles têm um grande desafio, é uma associação com 40 membros, mas que só possui cinco carrinhos para recolher os materiais recicláveis do município” relatou.

Além do Naturatins, a reunião contou com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, instituições do governo federal  e da sociedade civil organizada.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguaína: Segunda edição da ‘Facit aberta’ tem programação diferente
Próximo artigoPara evitar esquemas no Igeprev, Sisepe quer mandato de 3 anos e eleição para escolha do presidente