O projeto é de autoria do deputado estadual Wanderlei Barbosa

Na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD), apresentou requerimento, em caráter de urgência, solicitando Audiência Pública para tratar da viabilidade do Projeto de Lei de transposição do Rio Tocantins.

Após o parlamentar apresentar a propositura, o tema gerou bastante discussão entre os parlamentares. A posição foi quase unânime contra o projeto de transposição que tramita no Congresso Nacional.

De acordo com o requerimento de Barbosa, serão convidados para a reunião representantes de órgãos como a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, além da bancada federal do Estado e prefeitos. “Não temos nenhuma dúvida que o projeto vai fazer bastante mal não apenas ao Tocantins, mas a toda Região Norte do País”, disse o deputado.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS) o Projeto de Lei de transposição já está no Senado. “O que eu fico indignado é que ninguém viu. Não vejo governador, senador ou deputado federal se manifestar sobre isso. Só os deputados estaduais. A defesa está por nossa conta”, disse o chefe do Legislativo.

Na ocasião, o presidente Carlesse defendeu ainda a aprovação de um projeto de sua autoria que dificultaria a transposição. A matéria proibiria o uso de águas de rios estaduais, como os das nascentes do Tocantins, para uso em transposição de rios federais.

Já o deputado Valdemar Júnior (PMDB) observou que as nascentes do Tocantins na região sudeste do Estado têm perdido volume a cada ano. “Que nos perdoem os nordestinos, mas, se não cuidaram de lá, nós temos a obrigação de cuidar do que é nosso”, comentou.

A matéria tramita em regime de urgência e ainda precisa ser aprovada na ordem do dia da próxima sessão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorObras do Minha Casa Minha Vida são retomadas em Nazaré do Tocantins
Próximo artigoSob pena de multa diária justiça determina que Estado e União disponibilizem UTI a quem necessitar