Marlon Reis e Ronaldo Lemos - Foto:TV Globo/Divulgação
Marlon Reis e Ronaldo Lemos – Foto:TV Globo/Divulgação

A criação do aplicativo Mudamos, que permite colher assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular, rendeu ao ex-juiz e advogado Márlon Reis e ao diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Ronaldo Lemos, o prêmio “Gol Novos Tempos”. Eles receberão na noite desta quinta-feira, dia 23, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, o reconhecimento por mais esse trabalho que propicia ao cidadão participar efetivamente, com mais facilidade e praticidade, da democracia brasileira. O Mudados é um dos seis projetos selecionados pela GOL Linhas Aéreas e a Revista Trip, que promovem o evento.

O aplicativo foi lançado em março deste ano. Ele permite, por exemplo, propostas e adesão de pessoas a projetos de lei pela internet. O Mudamos substitui os tradicionais abaixo-assinados de papel. Com o Mudamos, além da agilidade tecnológica, a comprovação e credibilidade dos dados é atestada com base num cadastro simples do usuário por meio de seu CPF e título de eleitor.

“É tão simples usá-lo como ir em qualquer rede social, ler um texto, curtir e compartilhar. Só que você pode fazer isso com lei”, disse, entusiasmado, Márlon Reis, redator e criador da Lei da Ficha Limpa, em entrevista a um dos documentários feitos pela GOL Linhas Aéreas e a Revista Trip, que promovem a premiação.

Ronaldo Lemos ressalta no documentário que o cidadão, além de aderir, pode apresentar propostas de lei. “A gente alcança os percentuais de assinaturas que serão necessários. Aquilo vira um projeto de lei e é proposto e assinado pelo povo. Ele não é só para assinar o projeto. Você pode propor os projetos”, disse Ronaldo Lemos, que foi um dos principais responsáveis pelo Marco Civil da internet brasileira.

EM PALMAS

Na sexta-feira, dia 24, Márlon Reis receberá em Palmas (TO), entre outras personalidades, a presidenciável Marina Silva, o senador Randolfe Rodrigues, o deputado federal Miro Teixeira (todos da Rede Sustentabilidade) e personalidades como o próprio Ronaldo Lemos e o jurista Luiz Flávio Gomes para o lançamento de sua pré-candidatura a governador do Tocantins. O “Diálogos pelo Tocantins”, evento que marca o lançamento, será às 19h, na escola municipal Padro Josimo.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE recomenda à Marcos Musafir suspender contratos milionários com Elisedape
Próximo artigoDesaparecida após marcar encontro, corpo de jovem é encontrado em estado de decomposição