Nesta quinta-feira, 9, a caravana do Educa Sanear chega ao Bico do Papagaio. Sampaio, a 645 km de Palmas, é o primeiro município da região a receber o programa da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Realizado a partir de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Educa Sanear já beneficiou nove cidades-pólos desde março deste ano, quando o convênio começou a ser executado.

O programa é de caráter educacional e trabalha com as comunidades temas relacionados ao meio ambiente, saneamento, cidadania, saúde e qualidade de vida. Sandolândia, Aurora, Crixás, Lizarda, Santa Tereza, Novo Jardim, Centenário, Bernardo Sayão e Brasilândia já foram contemplados. Com a 10ª edição em Sampaio o convênio chega ao percentual de 71% executado. São investidos neste programa cerca de R$ 1 milhão.

Programação

As atividades começam na manhã desta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, com gincana, concurso de dança, cinema e pipoca para crianças na Escola Municipal 1º de Julho.  A programação segue ao longo do dia, com a oficina de vigilante e voluntário pelo meio ambiente que acontece partir das 9 horas, também na Escola Municipal. E a tarde, a partir das 14 horas, a oficina de reciclagem e artesanato no mesmo local.

Às 17 horas, a comunidade participa do passeio ecológico, com saída da Praça Central Padre João até a Unidade de Saúde.  A programação do dia será concluída com o plantio de mudas nativas do cerrado, e também de espécies frutíferas como jambo, caju, pitanga e ata. A equipe de engenheiros ambientais da ATS e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), parceiro do evento, orienta aos participantes quanto ao plantio adequado e a importância do plantio para o reflorestamento e preservação de nascentes.

Na sexta-feira, 10, o ciclo de palestras inicia a partir das 8 horas da manhã na Escola Municipal 1º de Julho. São abordados os seguintes temas: uso, reuso e preservação da água; qualidade da água para consumo humano; preservação das nascentes e fogo : basta começar para que tudo se acabe.

Para esta edição, ATS conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Sampaio, Defesa Civil, Ruraltins e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Além do certificado de participação, ao final do evento os participantes recebem kits com mochila, camiseta, boné, chaveiro, caneta, apostila, bloco de anotações entre outros brindes.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça determina afastamento da função cartorário de Cristalândia
Próximo artigoBotelho leva solicitações da PRF, empresários e comerciantes da região de Araguaína ao Ministério da Justiça