Servidores DRE Colinas
Servidores DRE Colinas

Em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) oferece aos servidores das unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Colinas o curso sobre Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Com carga horária de 120 horas, a formação foi iniciada em maio deste ano e acontece no Núcleo de Tecnologia da Educação, a cada 15 dias, na sede da DRE em Colinas. Os servidores participam, nos dias 8 e 9, de mais um módulo da formação. O principal objetivo do curso, que será encerrado em novembro, é aproximar e estimular a comunidade escolar na utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica.

As aulas são ministradas pelas acadêmicas em Licenciatura em Informática, Akssuelma Silva Costa e Jakeline Feitosa. “Durante esses meses, os servidores aprenderam a manusear programas como excel, power point, google drive, prezi, dentre outros. No módulo desta terça-feira, 8, eles aprenderão sobre o programa editor de vídeo Filmora. O avanço dos cursistas foi gradativo e notório,” explicou a tutora do curso Akssuelma Costa.

A turma é composta por onze estudantes de várias unidades educacionais, em que cada cursista torna-se um multiplicador do conteúdo da formação na escola em que trabalha. Operação de programas e softwares e tendências tecnológicas fazem parte da grade curricular do curso, que será certificado pela Seduc e pelo IFTO.

Para Akssuelma Costa, “uma referência do desempenho da turma foi a realização da minioficina sobre segurança na internet, tema de grande relevância para trabalhar em sala de aula. Os cursistas montaram a palestra, exibiram vídeos, slides, e utilizaram-se de inúmeras ferramentas aprendidas no curso. Nosso objetivo é ensinar para que o conhecimento seja repassado à comunidade escolar, principalmente aos professores”, concluiu.

De acordo com a professora da sala de recursos, Lauriane Rosa da Silva Santos, do Instituto Educacional Gunnar Vingren, em Colinas, o curso contribui com a comunidade escolar, pois os atuais servidores transmitirão o conhecimento aprendido. “Isso refletirá na aprendizagem do aluno, uma vez que os professores poderão utilizar as ferramentas tecnológicas para dinamizar o ensino com aulas e metodologias diversificadas”.

“Estamos na era da tecnologia, e cursos de atualização são necessários. Obtivemos resultados significativos para nossa vida e para o ambiente de trabalho. Atualmente desempenho com maior facilidade minhas funções, vejo que a tecnologia é mediadora no processo ensino-aprendizagem”, ressaltou Cleide Araújo, coordenadora de Programas e Projetos na Escola Estadual Arcelino Francisco do Nascimento, no município de Bandeirantes do Tocantins.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.