Servidores DRE Colinas
Servidores DRE Colinas
Servidores DRE Colinas

Em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) oferece aos servidores das unidades educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Colinas o curso sobre Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Com carga horária de 120 horas, a formação foi iniciada em maio deste ano e acontece no Núcleo de Tecnologia da Educação, a cada 15 dias, na sede da DRE em Colinas. Os servidores participam, nos dias 8 e 9, de mais um módulo da formação. O principal objetivo do curso, que será encerrado em novembro, é aproximar e estimular a comunidade escolar na utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica.

As aulas são ministradas pelas acadêmicas em Licenciatura em Informática, Akssuelma Silva Costa e Jakeline Feitosa. “Durante esses meses, os servidores aprenderam a manusear programas como excel, power point, google drive, prezi, dentre outros. No módulo desta terça-feira, 8, eles aprenderão sobre o programa editor de vídeo Filmora. O avanço dos cursistas foi gradativo e notório,” explicou a tutora do curso Akssuelma Costa.

A turma é composta por onze estudantes de várias unidades educacionais, em que cada cursista torna-se um multiplicador do conteúdo da formação na escola em que trabalha. Operação de programas e softwares e tendências tecnológicas fazem parte da grade curricular do curso, que será certificado pela Seduc e pelo IFTO.

Para Akssuelma Costa, “uma referência do desempenho da turma foi a realização da minioficina sobre segurança na internet, tema de grande relevância para trabalhar em sala de aula. Os cursistas montaram a palestra, exibiram vídeos, slides, e utilizaram-se de inúmeras ferramentas aprendidas no curso. Nosso objetivo é ensinar para que o conhecimento seja repassado à comunidade escolar, principalmente aos professores”, concluiu.

De acordo com a professora da sala de recursos, Lauriane Rosa da Silva Santos, do Instituto Educacional Gunnar Vingren, em Colinas, o curso contribui com a comunidade escolar, pois os atuais servidores transmitirão o conhecimento aprendido. “Isso refletirá na aprendizagem do aluno, uma vez que os professores poderão utilizar as ferramentas tecnológicas para dinamizar o ensino com aulas e metodologias diversificadas”.

“Estamos na era da tecnologia, e cursos de atualização são necessários. Obtivemos resultados significativos para nossa vida e para o ambiente de trabalho. Atualmente desempenho com maior facilidade minhas funções, vejo que a tecnologia é mediadora no processo ensino-aprendizagem”, ressaltou Cleide Araújo, coordenadora de Programas e Projetos na Escola Estadual Arcelino Francisco do Nascimento, no município de Bandeirantes do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDefesa Civil mantém interdição da gruta de Santa Maria
Próximo artigoNação Madureira lança campanha Novembro Azul