dsc2248“Fico indignada ao ver no Diário Oficial do Estado publicado o remanejamento de R$ 10 milhões da Secretaria da Saúde e de R$ 23 milhões da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria da Fazenda. Isso é tirar dinheiro do que é prioridade para pagar outras despesas”, disse a deputada Luana Ribeiro (PDT) em seu discurso na manhã desta terça-feira, 29, em sessão na Assembleia Legislativa.

A deputada mostrou sua indignação com a decisão do Governo, já que a saúde e a segurança pública gritam por socorro. “Nossa população não aguenta mais! Peça orçamentária, infelizmente, virou ‘peça de ficção’ em função de remanejamentos orçamentários. O governo encaminha o orçamento sem estudo aprofundado e depois mutila o planejamento aprovado pelos deputados”, criticou.

Luana Ribeiro chamou a atenção dos deputados para o “cheque em branco” que estão passando ao Governo com a possibilidade, através de decreto, de remanejar recursos como bem entende, sem dar uma explicação ao parlamento. “Não é justo que se tire recursos da saúde e segurança para cobrir despesas de uma má gestão. Não adianta a sociedade se mobilizar se o Governo não age corretamente”, finalizou.

O corte de recursos aconteceu no momento da retomada do Projeto de Responsabilidade Compartilhada para a Segurança Pública, realizado pela OAB/TO em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público e Poder Judiciário, que discute e busca soluções práticas para a segurança com visitas às delegacias, CCPs e presídios no Estado.

Nesta segunda-feira, 28, a comissão visitou as delegacias de Gurupi, a CPP, o Centro de Internação Provisória para os menores e o Presídio de Cariri e encontrou, além de um clima tenso por um motim ocorrido no domingo com três mortos e dois feridos, uma situação de superlotação, problemas na infraestrutura, infiltração, falta de higiene e alimentação precária, entre outros.

Ao final das visitas técnicas e audiências públicas, que se encerram em dezembro, a comissão entregará um relatório do projeto à Assembleia Legislativa. Já foram realizadas audiências nos municípios de Porto Nacional, Dianópolis, Araguaína, Gurupi e Paraíso.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAção cobra da prefeitura regularização de salários atrasados dos servidores de São Sebastião
Próximo artigoDeputado Wanderlei Barbosa cumpre agenda política em Santa Catarina no Seminário Internacional do Mercosul