Deputado Eduardo Siqueira Campos
Deputado Eduardo Siqueira Campos
Deputado Eduardo Siqueira Campos

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) prestou depoimento na manhã desta terça-feira, 30, na sede da Polícia Federal, em Palmas. Ele foi citado durante uma delação premiada da operação Acrônimo, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro. Após o depoimento, ele negou ter recebido propina.

“Eu não fui delatado. Eles disseram que entregaram a terceiros [dinheiro], que por sua vez poderiam ter entregue a mim. Então não houve a acusação direta à minha pessoa. Foi isso que fui esclarecer”, disse o deputado.

A ação integrou a 12ª fase da Operação Acrônimo, deflagrada em 2015 para investigar um esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais envolvendo gráficas e agências de comunicação.

Ao ser questionado quem recebeu o dinheiro citado por um empresário durante delação premiada, o deputado respondeu: “eu não sei quem recebeu, aliás, eu não sei se recebeu. Essas pessoas é que cabe a polícia Federal investigar. Eu não fui denunciado como tendo recebido qualquer vantagem, ter sido entregue [propina] a minha pessoa. Em absoluto, não.”

Mandados
No Tocantins foram cumpridos quatro mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão contra suspeitos de cometer irregularidades em licitações do Departamento de Trânsito (Detran) do estado. Os mandados, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Tocantins, também são cumpridos em Brasília (DF).

O outro alvo da operação é o ex-diretor do Detran coronel Julio Cesar Mamede. Os policiais também estiveram na casa dele pela manhã para cumprir um mandado de condução coercitiva. Ele foi levado para a sede da delegacia e presta depoimento.

Os dois foram citados na delação premiada do empresário Benedito Oliveira. Bené disse que pagou propina para Eduardo em 2012, quando o pai dele, José Wilson Siqueira Campos, era governador do Tocantins. O valor teria sido dividido com Mamede.

Em um trecho da delação, o empresário afirma que a propina foi referente a um contrato para confeccionar cartilha para educação de trânsito. “Depois das eleições de 2011, foi apresentado um projeto que tramitava no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) desde 2009, que envolvia o fornecimento de cartilha de educação de trânsito para o ensino fundamental para um projeto de governo. Foi elaborado projeto básico para distribuição desse material em 2012 e 2013”, disse.

Em nota, o ex-governador Siqueira Campos disse que essa investigação é relativa ao governo de Minas Gerais e não diz respeito à sua administração. “A ligação com o Tocantins vem de uma empresa investigada junto com o governador de Minas Gerais, que também venceu uma licitação no Tocantins.” (G1)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado Wanderlei Barbosa cumpre agenda política em Santa Catarina no Seminário Internacional do Mercosul
Próximo artigoHomem é morto em casa com cinco tiros na cabeça em Araguaína