A vacinação contra febre aftosa teve início nesta terça-feira, 1º, e segue até o dia 30 deste mês. Os produtores rurais já estão autorizados a adquirir as doses das vacinas nas lojas agropecuárias cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Nesta segunda etapa serão vacinados somente os animais de 0 a 24 meses de idade e os nascidos após a campanha de maio. Ou seja, cerca de 4 milhões de animais, dos 8,5 milhões existentes.

A vacinação é obrigatória e a comprovação do ato deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina. Mesmo que o produtor rural não tenha animal na idade vacinal citada terá que atualizar a sua ficha cadastral na Agência. “Acreditamos na conscientização dos produtores rurais que têm comprovado o seu compromisso com a sanidade do rebanho. Todos os anos são alcançados altos índices de eficiência vacinal que tem colocado o Tocantins num patamar privilegiado”, destaca o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Orientações
O pecuarista deve realizar boas práticas de vacinação para garantir a eficácia da vacina e a saúde do rebanho. O processo de vacinação deve ser feito nos horários mais frescos do dia e a vacina deve ser conservada na temperatura entre 2° e 8° C. Não guardar as vacinas em congelador. Agitar o frasco antes de usar. Não guardar frascos abertos, utilizar todo o conteúdo.

Outro ponto a ser observado é a utilização de seringas e agulhas limpas e esterilizadas. A agulha da seringa deve ser trocada a cada 10 aplicações para evitar a transmissão de doenças entre animais. A vacina deve ser aplicada na tábua do pescoço do animal na via subcutânea (entre o couro e a carne), com a dose recomendada de 5 ml por animal.

Dados
Em novembro de 2015, onde a segunda etapa é parcial, o índice foi de99,20% dos bovídeos com idade de até 24 meses. Ou seja, dos 3.628.316 animais envolvidos na etapa 3.599.239 foram vacinados.

Em maio deste ano, foram vacinados 8.509.886 animais ou 99,37% do rebanho bovino tocantinense, além de 6.716 bubalinos (99,54% do rebanho).

Abertura oficial

A solenidade de lançamento oficial da campanha de vacinação ocorrerá no dia 5 de novembro, a partir das 8h, na Fazenda Camarinha, localizada no município de Jáu do Tocantins, a 384 quilômetros de Palmas, com as presenças de produtores, autoridades estaduais e locais.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito de Araguatins é alvo de operação da PF contra desvio de mais de 4 milhões em obras
Próximo artigoColégio João XXIII em Colinas realiza aulão para estudantes do Ensino Médio