O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Visando a conscientização, o bem estar e agregação de informações referentes ao tema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Centro de Referência de Assistência Social com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, ministraram na última quinta-feira (29), nos Povoados Passarinho e Folha Grossa, palestras em alusão ao “Outubro Rosa”.

A saúde da mulher é tida como um dos princípios básicos da rede Municipal de Saúde. Informar, conscientizar e alertar sobre o câncer de mama é um tema trabalhado não somente no mês de outubro, mas sim diariamente nas Unidades de Saúde, adicionando conhecimentos de cunho preventivo em todos os setores do município.

O mês de outubro ficou mundialmente conhecido como mês de prevenção ao Câncer de Mama. E para fechar as ações do “Outubro Rosa”, as comunidades dos Povoados Passarinho e Folha Grossa, receberam respectivamente, orientações ministradas pelos profissionais de enfermagem, Graciane Martins, Constância Miranda e Jonnison de Almeida. As apresentações foram realizadas nas Escolas 7 de Setembro e Manoel de Sousa Lima.

Os temas abordados foram: câncer de mama, DST’s, câncer de colo de útero, dentre outras doenças. Foram respondidas as dúvidas das pacientes e distribuídos laços cor-de-rosa em homenagem ao mês de referência à prevenção ao câncer de mama.

As Unidades Básicas de Saúde fizeram ações durante todo o mês, como coleta para o exame preventivo do câncer de colo de útero, palestras e consultas ginecológicas periódicas. O propósito dessa parceria é alertar as mulheres para a vigilância do Câncer de Mama e outros tipos de cânceres e seus direitos envolvidos no rastreamento, diagnóstico e tratamento através de das palestras alusivas às ações do Outubro Rosa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSeduc prorroga prazo para divulgação de resultados de processo seletivo do Pronatec
Próximo artigoClínica Escola da UnirG recebe investimentos